Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

22.09.2020 09:17

Verde Novo realiza live e inaugura ponto de distribuição no Shopping Goiabeiras
Compartilhe
Tamanho do texto:
A semana começou com mais uma ação do projeto Verde Novo e contou com a parceria do Shopping Goiabeiras. Desta vez o Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam) realizou uma live instrutiva pelo Instagram oficial do projeto (AQUI) e anunciou a parceria que disponibilizará mudas de árvores frutíferas e nativas do cerrado gratuitamente todos os dias até o dia 22 de outubro no shopping da capital.
 
O projeto Verde Novo voltou com força total depois de um período de estiagem de quase cem dias sem chuva, além das medidas preventivas para minimizar o contágio na pandemia do novo coronavírus. Nessa segunda-feira (21 de setembro) 500 mudas foram colocadas à disposição dos clientes no piso 1 do shopping e terão reposição até o fim do mês de outubro.
 
A coordenadora executiva do Projeto, Bruna Bussato Zeni, apresentou o objetivo do Verde Novo e durante a live e desmistificou vários temas sobre o plantio de árvores. "As pessoas tem um medo incomum de plantar árvores na calcada, ou nos seus quintais, pensando que elas vão destruir o cimento e espalhar raízes por todos os lados. Mas precisamos dizer que há espécies que são boas para todas as situações. Hoje quem anda a pé em Cuiabá? Quase ninguém, porque o calor é insuportável. Imagine se essas ruas fossem arborizadas? É dever de cada um plantar e cuidar de suas árvores para que possamos viver num lugar mais agradável", disse.
 
Um dado importante que foi revelado, por meio de uma pesquisa da Universidade de East Anglia (UEA), apontou que a quarentena poupou a atmosfera do planeta de 1 bilhão de toneladas de gás carbônico entre janeiro e abril deste ano, se comparado ao mesmo período de 2019. "Ou seja, a mudança de nossos hábitos tem impacto no meio ambiente. Essa semana quem não viu as flores dos ipês branco, rosa, amarelo e roxo? Todos sacavam seus celulares e tiraram fotos e é maravilhoso e lindo demais. Estamos de volta com as ações e precisamos que a população nos ajude", argumentou a engenheira florestal do Instituto Ação Verde e parceira do Juvam, Roseane Carnaíba.
 
Verde Novo - O projeto é desenvolvido pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Juvam, em Parceria com a Prefeitura de Cuiabá, Instituto Ação Verde e o Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas.
 
A distribuição de mudas inicia nesse mês de setembro e contará com os 11 postos da rede de combustível Morada, como pontos de apoio. Além do stand no Shopping Goiabeiras que também contará com a distribuição diária de mudas. Para isso bastará o cidadão passar em um pontos e solicitar a muda que será entregue gratuitamente.

Além disso, o projeto Verde Novo também participou de uma ação conjunta com as Águas Cuiabá nos bairros Jardim dos Ipês e Jardim Aricá. Os locais receberam atividades de distribuição e plantio de 250 mudas de 13 diferentes espécies de árvores nativas.

 
Veja os pontos de distribuição AQUI.
 
 
Ulisses Lalio/Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br