Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

28.09.2020 12:13

Armas utilizadas em crimes são destruídas em Cuiabá e Cáceres
Compartilhe
Tamanho do texto:
Com a finalidade de garantir a segurança dos cidadãos que frequentam os fóruns mato-grossenses é que o Poder Judiciário de Mato Grosso entregou mais 131 armas de fogo para o Exército Brasileiro destruir. Todos esses artefatos foram utilizados em crimes previamente cometidos, como roubo ou assassinato, posteriormente sendo entregues à comarca como prova. Depois de sentenciar o processo, o magistrado determina a destruição.
 
Na quinta-feira (24 de setembro), foram entregues 60 produtos de diversos calibres ao 44° Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro, em Cuiabá, as quais estavam anexadas a processos que tramitaram nas comarcas de Várzea Grande e Nova Monte Verde. No dia anterior (23), outras 71 armas e 60 munições foram entregues ao Comando de Fronteira 66° Batalhão de Infantaria Motorizado, em Cáceres. Todas estavam vinculadas a processos da comarca de Rio Branco.
 
Anteriormente, também já foram entregues armas em batalhões de Rondonópolis e Araguarças/GO (porque em Barra do Garças não tem batalhão do Exército Brasileiro). Todas as ações de destruição são acompanhadas pela Coordenadoria Militar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), a qual é responsável por buscar as armas e munições na comarca que está descartando e entregar ao batalhão mais próximo.
 
De acordo com o tenente-coronel Murilo Franco de Miranda, lotado na Coordenadoria Militar, “o exército é o órgão legal para destruição de armas que precisam ser descartadas”. Ele explica ainda que essas armas não possuem calibres de interesse da Secretaria Estadual de Segurança Pública por serem velhas ou avariadas, por isso, também não podem ser doadas.
 
Outras ações de segurança: além da entrega de armas, a Coordenadoria Militar também é responsável pela implantação de pórticos (portas detectoras de metal) nas 79 comarcas do Estado. A medida zela pela proteção de todos aqueles que frequentam as unidades judiciárias. As implantações começaram em 14 de fevereiro de 2020, pelo TJMT e comarcas de Entrância Especial (Cuiabá, Rondonópolis, Várzea Grande e Sinop) os quais também receberam a instalação de aparelho de raio x.
 
“As medidas de segurança que a Coordenadoria Militar adota respeitam, acima de tudo, a segurança, a dignidade da pessoa humana e os direitos fundamentais do cidadão”, conclui o tenente-coronel Franco.
 
Abaixo, leia mais sobre o assunto.
 
Judiciário doa armas apreendidas para PM de Pontes e Lacerda
 
Judiciário investe em tecnologia e amplia medidas de segurança a partir de segunda-feira
 
Judiciário entrega armas e munições apreendidas ao Exército
 
Fórum de Rosário Oeste entrega armas para destruição
 
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br