Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

02.10.2020 15:15

Curso de Libras qualifica servidores para atendimento à pessoa surda
Compartilhe
Tamanho do texto:
Aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é fundamental para promover inclusão, desenvolver aspectos sociais e eliminar barreiras de comunicação. E foi assim que a turma de 24 servidores de 16 comarcas de Mato Grosso e do Tribunal de Justiça concluíram nesta sexta-feira (2 de outubro) o curso Libras básico, realizado por videoconferência, e passarão a ter um olhar diferente com a comunidade surda, além de aperfeiçoar o atendimento as pessoas surdas que procuram a Justiça estadual. A capacitação é ação da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça (TJMT), coordenada pela desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho em conjunto com a Escola dos Servidores do Poder Judiciário do Estado.
 
Foi pensando no próximo que o servidor Suenir Divino da Silva, que atua como agente da Infância e Juventude na Comarca de Guiratinga (328 km ao sul de Cuiabá) se inscreveu no curso. Ele conta que certa vez estava atendendo a mãe de uma adolescente surda, que não conseguia entender o que a filha dizia e ele tampouco conseguiu auxiliar.
 
“A partir daí que eu vi a necessidade de aprender, até para prestar atendimento de qualidade ao jurisdicionado. Quando a gente se coloca no lugar do outro podemos entender a necessidade de inclusão no nosso contexto social. Esse curso foi ótimo, além da qualidade, todos estavam muito empenhados em aprender. A Escola e a instrutora foram excelentes”, disse.
 
Durante o curso foram utilizados apostila, slides e vídeos, conforme conta a instrutora Janaina Taques. “Disponibilizo aos alunos todo o vocabulário em vídeo e apostila, sendo que o vocabulário é trabalhado em contextos e não de forma isolada. As atividades são em Libras gravadas em vídeo e atividades práticas, nas quais os alunos constroem frases e/ou diálogos e se apresentam aos demais colegas e estes interpretam a apresentação para o português”, explicou.
 
Essa foi a primeira capacitação on-line de Libras ministrada pela instrutora, uma inovação do Poder Judiciário de Mato Grosso, que buscou alternativas em meio a pandemia para garantir o acesso às qualificações de seus servidores. Janaina Taques falou da experiência. “Sempre digo que o nosso Tribunal de Justiça está de parabéns pela iniciativa! A capacitação por videoconferência é algo inovador e o fato de nos permitir abranger diversas comarcas atinge o principal objetivo: garantir a acessibilidade aos surdos quando à Justiça se dirigirem”, afirmou.
 
Inovação – Por meio da plataforma Cisco Webexe Meetings foi possível reunir todos os participantes no curso, de forma remota. Aproveitando os recursos da própria ferramenta, a Escola dos Servidores inovou e utilizou pela primeira vez a sessão Breakout que permite colocar, a qualquer momento, os convidados em grupos menores. E assim, eles foram divididos em grupos de duas e três pessoas para fazer as atividades e treinamentos propostos no curso.
 
Janaina Taques disse que se surpreendeu com os recursos oferecidos pela plataforma Cisco Webex. “Principalmente com a sessão de Breakout, que possibilitou a reunião de grupos em salas separadas, nas quais me era permitida a “entrada” para esclarecer dúvidas de forma pontual. Com certeza, facilitou a dinâmica do curso e a interação entre os alunos, chegando bem próximo ao modelo presencial”, salientou.
 
Esse é um projeto piloto e segundo a gestora de Acompanhamento de Cursosda Escola dos Servidores, Luciana Castrillon da Fonseca Salema, enquanto os participantes estão nas sessões de Breakout, eles podem solicitar a presença do instrutor para tirar dúvidas.
 
O curso teve início no dia 14 de setembro, com 40 horas aulas, sendo três horas por dia. Participaram servidores das comarcas de Vila Bela da Santíssima Trindade, Paranatinga, São Félix do Araguaia, Alta Floresta, Alto Araguaia, Várzea Grande, Porto Esperidião, Sinop, Sorriso, Nova Ubiratã, Novo São Joaquim, Rondonópolis, Guiratinga, Água Boa, Primavera do Leste, Cuiabá, Tribunal de Justiça (do Coordenadoria de Recursos Humanos, Departamento Judiciário Auxiliar - Dejaux e Comunicação).
 
Leia matéria relacionada:
 
Poder Judiciário realiza curso de Libras e promove inclusão e acessibilidade

Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br