Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

14.10.2020 14:20

Mais economia: comarcas mantêm ações para redução de despesas
Compartilhe
Tamanho do texto:
Apagar as luzes, desligar computadores e ar condicionado, utilizar copos de vidro, diminuir impressões de papel são algumas das ações que contribuem para a economia e sustentabilidade. Esse é o objetivo do Gerenciamento Matricial de Despesas (GMD) ou projeto Economia Legal, desenvolvido nas 79 comarcas de Mato Grosso e nos departamentos do Tribunal de Justiça e que tem surtido efeito entre os servidores quanto à questão do consumo.
 
O GMD acompanha e controla todos os gastos em todas as unidades judiciárias do Estado que por meio do projeto estimula o consumo e a disputa saudável daqueles que mais economizarem suas despesas. Todo monitoramento e acompanhamento é feito pela Coordenadoria de Planejamento (Coplan) do TJMT.
 
A gestora geral da Comarca de Alto Garças (357 km ao sul da Cuiabá), Regilene Cajango de Oliveira conta que no Fórum há a conscientização para que todos aqueles que lá trabalham economizem energia, papel e desliguem tudo quando saírem das salas. Ela diz não gostar de desperdício e por isso vê como excelente essa iniciativa do TJ.
 
“A conscientização nem sempre é fácil, mas é algo que temos que fazer diariamente. Essa ação do tribunal é muito boa, e a nossa expectativa é ganhar algum selo de reconhecimento com as ações que desenvolvemos aqui”, disse a gestora ao se referir da premiação entregue àquelas comarcas ou departamentos que mais reduzem gastos.
 
A economia também está presente na Comarca de Aripuanã (a 1.002 km a noroeste da Capital), que coloca em prática hábitos que geram grandes efeitos. O assunto é corriqueiro entre os servidores, seja no ambiente de trabalho ou por meio do grupo de whatsapp. Esse trabalho desenvolvido no Fórum, segundo o gestor geral Ricardo Rodrigues Lins é fruto do constante trabalho de conscientização realizado pelo TJ.
 
“Temos uma determinação do juiz diretor para que haja impressão somente quando for essencial. Diariamente observamos as ações para que possamos economizar ao máximo. Cada servidor usa sua caneca e xícara individuais. Os copos descartáveis são utilizados pelos visitantes, o que facilita a reduzir gastos. Foi uma rotina que não houve resistência, pois não é algo tão complexo ou difícil de se fazer. É um trabalho que vai somar e realizar economia, tanto para o tribunal quanto para a comarca, beneficiando o meio ambiente, refletindo também em economia de recursos que são revertidos em melhoria geral para todos”, comenta.
 
Selos de Reconhecimento – No início de dezembro deste ano será realizado evento virtual para entrega de premiação às comarcas e departamentos do TJ que mais reduzirem seus gastos de consumo com energia elétrica, telefonia fixa, telefonia móvel, correio, material de consumo e outsourcing (terceirização de impressão) em relação ao ano anterior. Os índices são aferidos no período de novembro de 2019 a outubro de 2020, mesmo com a pandemia da Covid-19.
 
Critério - Selo Diamante será entregue para quem reduzir em 30% ou mais das despesas; Selo Ouro para redução de gastos entre 15 a 29,99%; Selo Prata para aqueles que atingirem o percentual de economia entre 10 e 14,99% e Selo Bronze para diminuição de 5 a 9,99% das despesas.
 
Leia matéria mais sobre o assunto:
Judiciário mantém monitoramento de despesas e premiará unidades que mais economizarem
 
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br