Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

15.10.2020 09:35

Núcleo de Inovação do TJ realiza webinar para magistrados e assessores sobre robô
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Núcleo de Inovação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, em parceria com a Escola dos Servidores, realiza na manhã da próxima segunda-feira (19 de outubro), o Webinar voltado à capacitação de magistrados e seus assessores de todo Estado para uso do robô Mako, ferramenta integrada ao sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe). A integração entre os sistemas vai contribuir para a celeridade de procedimentos, como o bloqueio de valores junto ao Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (SISBAJUD), do Banco Central.
 
A abertura do webinar será feita pelo juiz auxiliar da Presidência do TJMT e diretor do Núcleo de Inovação, Luiz Octávio Oliveira Saboia Ribeiro. Em seguida o juiz auxiliar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Adriano da Silva Araújo vai explicar como surgiu a ideia do desenvolvimento do robô Mako e a automação dos bloqueios judiciais. O servidor da Tecnologia da Informação do CNJ, Thiago Machado vai abordar as questões técnicas referentes ao assunto.
 
O juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Emerson Luis Pereira Cajango explica que além do robô Mako será apresentado o manual com todo o passo-a-passo para utilizar a integração entre os sistemas. “Vamos mostrar qual será o fluxo que deverá ser seguido para fazer uso do Mako e todos os benefícios que essa integração vai proporcionar, como celeridade processual”, frisa o magistrado.
 
O manual foi elaborado em conjunto por servidores de diversas áreas do Tribunal de Justiça e Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ-MT).
 
O robô Mako – O TJMT tem trabalhado em soluções tecnológicas para aprimorar o desenvolvimento de modelos de inteligência artificial para auxiliar nas atividades da Justiça. Uma delas é robô Mako, incorporado ao PJe. uma inovação fruto de parceria entre o tribunal mato-grossense e CNJ, lançado na 1ª Jornada da Inovação, no início de setembro deste ano. O robô vai automatizar as ordens de bloqueios, desbloqueios e transferências de recursos para contas judiciais eliminando tarefas manuais.
 
Leia matéria relacionada:
 
Jornada da Inovação propõe mudança de mentalidade, incentiva cooperação e lança aperfeiçoamentos
 
 
Inovação: TJMT desenvolve robô para PJe integrado ao Bacenjud
 
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br