Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

16.10.2020 18:36

PJMT ganha Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio da Coordenadoria de Comunicação do TJMT, é o vencedor do XVIII Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, na categoria Comunicação Interna, com o projeto ‘Baixe a Taxa’. O resultado foi divulgado na tarde desta sexta-feira (16 de outubro), durante o Seminário on-line que substituiu, de forma excepcional, o Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom), adiado para 2021 em razão da pandemia.
 
A coordenadora de Comunicação do TJMT, Mariane de Oliveira explica que esta campanha nasceu de uma demanda da Corregedoria-Geral da Justiça, em relação a processos judiciais que já haviam chegado ao fim, mas que ainda dependiam da baixa definitiva. Apenas assim é possível reduzir a taxa de congestionamento de processos.
 
“Era necessário realizar uma campanha objetiva, direcionada a juízes e assessores, com mensagens quase que diárias, a fim de conseguir o envolvimento de todos no projeto. E os resultados obtidos demonstraram que os magistrados de Mato Grosso trabalham como uma equipe. Todos foram extremamente receptivos e comemoravam conosco, em balanços semanais, as metas propostas pela Corregedoria", conta a coordenadora.
 
Para o corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Ferreira da Silva esse é o resultado de um trabalho em equipe. “Houve não só uma forma institucional de relacionamento com os juízes e servidores, mas uma interação. Além dos processos que deveriam ser trabalhados, a comunicação deu-me oportunidade de usar outras técnicas de diálogo e poder fazer o contato direto com todos, através dos vídeos, foi isso o que fez a diferença. Foi por conta da forma diferente de comunicação que atingimos esse resultado”, afirmou.
 
O corregedor reiterou o reconhecimento e disse estar contente com o primeiro lugar. “Estou muito satisfeito, temos que trabalhar pelo todo. Esse prêmio é do Judiciário e especificadamente da Coordenadoria de Comunicação do Tribunal, que, por meio de uma ação ordinária, corriqueira da Corregedoria transformou nesse produto de comunicação interna e conseguiu levar esse prêmio”, salientou.
 
Para a realização do trabalho foi elaborado um plano de comunicação interna com planejamento em diversas etapas e estratégia e comunicação dirigida a magistrados e assessores de cada unidade, com tutoriais específicos e vídeos produzidos pela equipe da Coordenadoria de Comunicação e gravados pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Ferreira da Silva. O conteúdo foi encaminhado por meio do WhatsApp aos juízes e gestores de todo Estado para estimular a regularização do acervo de processos pendentes de baixa definitiva na Primeira Instância.
 
O TJMT concorreu com outros 20 trabalhos inscritos de órgãos ligados ao Judiciário e ficou entre os três finalistas juntamente com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) com a campanha “Pessoa com deficiência, inclusão é valorizar” e o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) com o vídeo “O resultado do nosso trabalho”.
 
O prêmio é uma iniciativa do Fórum Nacional de Comunicação & Justiça (FNCJ), que reconhece os melhores trabalhos realizados pelas assessorias de comunicação dos órgãos do sistema de Justiça do país.
 
O projeto - Criada pela CGJT-MT, a campanha ‘Baixe a Taxa’ visa estimular o arquivamento do estoque e manter um canal direto com aqueles que estão envolvidos na ação.
 
Acesse AQUI o vídeo de apresentação da campanha Baixe a Taxa.
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br