Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

20.10.2020 08:23

Corregedoria lança manual para auxiliar o trabalho do juiz leigo
Compartilhe
Tamanho do texto:
Todas as informações necessárias para que o juiz leigo do Poder Judiciário de Mato Grosso desenvolva as suas funções de forma correta, célere e eficiente estão disponíveis no “Juiz Leigo Manual do Usuário”. Elaborado pelo Departamento de Apoio aos Juizados Especiais (Daje), da Corregedoria-Geral da Justiça, o manual traz, em suas 93 páginas, informações úteis para a execução do trabalho diário do juiz leigo, desde os programas e sistemas utilizados pela Justiça Estadual, como Projudi e PJe, até as normas que regem suas atividades. “O manual foi pensado como uma fonte constante de consulta a esses profissionais”, disse o juiz auxiliar da CGJ, Gerardo Humberto Alves Silva Júnior.
 
A publicação traz, nas primeiras páginas, a visão geral das atividades do juiz leigo, como procedimento para obter sentenças de determinado programa, gerar certidão, confirmação de assinatura, lançamento de nota fiscal e fechamento do mês. Explica o que é e como funciona o Protocolo Administrativo Virtual (PAV), o Processo Judicial eletrônico (PJe), o Processo Judicial Digital (Projudi) e ainda fornece a relação de telefones e e-mails úteis aos profissionais. Por fim, apresenta uma seleção de provimentos, portarias e resoluções atinentes às atividades do juiz leigo.
 
Todo o processo, desde a escolha dos temas a serem tratados e depois a forma de disponibilizá-los, de maneira clara e objetiva, foi bastante trabalhoso, destacou a diretora do Daje, Karine Márcia Lozich Dias. “Nós fizemos um levantamento de todos os assuntos e dúvidas que eram apresentadas ao nosso departamento pelos juízes leigos, principalmente os que acabavam de ingressar na profissão, e o manual buscou preencher essa lacuna, levando respostas a todas as dúvidas desses profissionais”, ressaltou Karine Dias.
 
Coordenadora da CGJ, Karine Giacomelli disse que a busca por uma justiça mais célere e eficaz é a principal meta da gestão do corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Ferreira da Silva. “Diante disso, entendemos a necessidade de atualização constante dos colaboradores e servidores do Poder Judiciário, decorrente, principalmente, dos avanços tecnológicos, como novas ferramentas eletrônicas, mudanças de metodologia de trabalho, atualizações e alterações normativas”, explicou a coordenadora.
 
Clique AQUI e confira a íntegra do Juiz Leigo Manual do Usuário.
 
Leia notícias correlatas:
Trabalho da Corregedoria voltado à execução fiscal resulta em redução da taxa de congestionamento
 
 
Corregedoria promove encontro para integração entre magistrados e cartorários de Mato Grosso
 
 
Nadja Vasques
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br