Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

16.11.2020 14:04

Justiça Restaurativa certifica virtualmente mais facilitadores de Círculos de Construção de Paz
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (NugJur) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) certificou 24 novos facilitadores de Círculo de Construção de Paz Básico. A solenidade virtual, além da presidente e do coordenador do NugJur, desembargadora Clarice Claudino da Silva e o juiz Túlio Duailibi Alves Souza, respectivamente, foi prestigiada por magistrados e servidores do Judiciário estadual.
 
O Círculo de Construção de Paz é desenvolvido pelo Nugjur, e as práticas cumprem determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário.
Os facilitadores são das Comarcas de Cuiabá (6), Chapada dos Guimarães (1), Cáceres (1), Campo Verde (1) Barra do Garças (8), Rondonópolis (3), São José dos Quatro Marcos (2) e Sorriso (2). E a partir de agora essas pessoas passam a contribuir no reforço do Judiciário em desenvolver políticas voltadas para a promoção da paz nas comunidades. Os novos facilitadores receberam durante o curso 40 horas/aulas teóricas sobre Justiça Restaurativa, como também treinamento com práticas da ferramenta em meio virtual.
 
A desembargadora Clarice Claudino disse que os facilitadores integram agora o elo da grande corrente que injeta esperança e leva alegria ao maior número possível de pessoas. “Hoje, estão recebendo uma sementeira, e procurem espalhar em solos férteis, os mais variados possíveis, e nos de vocês também, é claro”, recomendou a presidente do NugJur.
 
Doutor Túlio Duailibi, que é juiz auxiliar da Presidência do TJMT, fez uma retrospectiva sobre a história da Justiça Restaurativa, criada em 2017, e que, desde então, já certificou 143 outras pessoas para atuar nas mais variadas partes do Estado. O magistrado considera essa ferramenta como um instrumento de pacificação muito importante e que a cada dia tem comprovado eficiência, especialmente, neste período de pandemia, de distanciamento social.
 
“Centenas de pessoas já foram atendidas, desde os primeiros círculos, e isso só demonstra o olhar humano do judiciário mato-grossense. E agora esses 24 novos facilitadores se juntarão aos demais na constante busca pelo fim do conflito social", assinalou o coordenador do NugJur.
 
Entre os novos facilitadores, ou circuleiros, como diz a presidente do NugJur, ao se referir aos praticantes da ferramenta da Justiça Restaurativa, está o juiz e diretor da Comarca de Chapada dos Guimarães, Leonísio Salles de Abreu Junior. Ele ressaltou a satisfação em ter feito o curso e passar a utilizar na prática esse instrumento de paz como corrente do bem. O NugJur já capacitou, desde 2017, 18 turmas de facilitadores.
 
Solenidade – Entre os juízes membros do Conselho Temático da Justiça Restaurativa estavam na cerimônia de certificação Aristeu Vilela, Carlos Rondon Luz, Jaqueline Cherulli e Jamilson Haddad. Também participaram da solenidade os magistrados Sabrina Andrade Galdino Rodrigues, de Mirassol D´Oeste, Carlos Eduardo de Moraes e Silva, de São Félix do Araguaia, e Pierro de Faria Mendes, de Cáceres.
 
Álvaro Marinho
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br