Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

15.02.2021 08:08

Plano de 100 dias: Escritórios de Projeto e de Processo são unificados
Compartilhe
Tamanho do texto:
Com o objetivo de melhorar a rotina de trabalho das unidades judiciais, otimizar a prestação jurisdicional, reduzir o tempo de tramitação de uma ação, e consequentemente baixar o estoque dos processos nas Comarcas, a Coordenadoria de Planejamento (Coplan) está realizando a unificação do Escritório de Projetos com o Escritório de Processos, dando origem ao novo Escritório de Gestão Estratégica.
 
A unificação das duas unidades de área estratégica do Poder Judiciário faz parte do Plano de 100 dias da Gestão 2021/2022, da desembargadora Maria Helena Póvoas, e atende a diretriz de priorizar o Primeiro Grau, onde o cidadão aporta com suas demandas, esperando a solução de seus problemas em um tempo razoável.
 
O coordenador da Coplan, Afonso Maciel, explica que o Escritório de Projetos nasceu em 2012, por exigência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com objetivo de profissionalizar o serviço público, ao promover o fortalecimento da governança e realizar o alinhamento da estratégia organizacional.
 
Já o Escritório de Processos foi criado em 2017 e vem atuando nos três níveis da organização (estratégico, tático e operacional), planejando ações e apoiando a execução dentro das diversas unidades, proporcionando a otimização desses passos, economizando tempo e ganhando produtividade.
 
Um exemplo do bom resultado alcançado com a adoção dessas estratégias é a evolução conquistada pelo TJMT com a “Taxa de Congestionamento”, registrada no relatório Justiça em Números do CNJ. O Judiciário mato-grossense que já foi o penúltimo colocado no ranking nacional, no ano passado apresentou a melhor taxa de congestionamento bruta dos 11 anos da série histórica (2009-2019), ficando em segundo lugar dentre os 10 Tribunais de Justiça estaduais de médio porte, atrás apenas do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.
 
“Ao longo dos anos o TJMT vem amadurecendo o acompanhamento de projetos com foco na melhoria dos resultados das ações da instituição e a entrega eficiente dos serviços à população. E justamente por isso a Justiça estadual tem sido referência para outros órgãos estaduais e nacionais”, acredita Maciel. “Antes cada escritório trabalhava de forma independente, agora a instituição já tem a maturidade organizacional e pode dar um passo a mais, otimizar o máximo possível a metodologia de gestão de processos, utilizando as melhores práticas de metodologia ágil, com foco na transformação do negócio nos próximos seis anos”, planeja o coordenador da Coplan.
 
Veja AQUI o vídeo desta matéria.
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br