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Poder Judiciário de Mato Grosso

 
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01.03.2021 10:51

ClickJud: nova funcionalidade permite o cadastramento de acordos pré-processuais pelo celular
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O ClickJud-MT - Web Aplicativo do Poder Judiciário de Mato Grosso – continua sendo aprimorado para garantir ainda mais comodidade no acesso à justiça. A partir desta segunda-feira (01/03), a população poderá contar com o botão do CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) dentro da plataforma do ClickJud - MT. A nova funcionalidade permite que o cidadão encaminhe sua reclamação pré-processual, de forma rápida e ágil, utilizando um celular, computador ou tablet.
 
O Técnico Judiciário do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), João Gualberto Nogueira Neto, explica que a maior vantagem da funcionalidade é a facilidade em permitir que o cidadão encaminhe sua demanda ao judiciário para solucionar o problema de forma mais rápida e eficiente.
 
“Nós dispomos de gestores, mediadores e conciliadores extremamente qualificados em promover a pacificação social, por meio de métodos adequados de solução de conflitos. Além disso, tentar um acordo é uma demonstração de boa vontade e civilidade do cidadão, pois tende a resolver o problema de forma pacífica e sem a necessidade de judicialização da demanda”, esclarece.
 
Que tipo de problema é possível resolver? - É possível resolver praticamente qualquer tipo de problema por meio das Reclamações Pré-Processuais, como: divórcio, guarda, pensão alimentícia, herança, inadimplência, briga entre vizinhos, entre outros.
 
“É uma ferramenta destinada especialmente para a população, que não possui um certificado digital ou token, pois a pessoa pode requerer nossa ajuda para resolver seu problema antes de recorrer à disputa judicial. E claro, resolvendo seu problema de forma amigável, através das ferramentas de pacificação social que temos disponíveis, todos ganham. É menos tempo, dor de cabeça e dinheiro envolvido”, assegura João Gualberto.
 
Como utilizar - O procedimento é bastante simples. Basta acessar o https://clickjudapp.tjmt.jus.br , clicar no ícone CEJUSC, preencher o formulário com informações sobre o problema, dados da parte interessada e da outra pessoa envolvida, anexar documentos e imagens que comprovem ou auxiliem na comprovação da solicitação. Imediatamente, o usuário receberá um e-mail informando que seu pedido foi devidamente encaminhado ao CEJUSC mais próximo.
 
É necessário, ainda, convidar a outra parte interessada para participar da audiência. Esse convite pode ser feito pelo próprio CEJUSC, por meio do WhatsApp, telefone ou e-mail.
 
“É muito importante que a parte demandante descreva bem a situação e deixe informações de contato da outra parte interessada, como nome completo, CPF, e-mail e telefone, para facilitar a comunicação do CEJUSC. É comum, também, que o CEJUSC expeça uma Carta-Convite e entregue para o próprio interessado, dando a ele a missão de convidar o outro(a) interessado(a) para uma tentativa de acordo”, destaca o Técnico Judiciário.
 
Hoje, Mato Grosso conta com 42 CEJUSC’s físicos que atendem a 38 comarcas, 1 CEJUSC Virtual Estadual e 1 CEJUSC Virtual Empresarial.
 
Para mais informações, envie um e-mail para nupemec@tjmt.jus.br ou acesse o serviço através do ClickJud-MT.
 
Mariana Vianna
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br