Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

05.03.2021 09:47

Mensagem da campanha “Quebre o ciclo” será difundida por caminhoneiros e caminhoneiras
Compartilhe
Tamanho do texto:
A campanha “A vida recomeça quando a violência termina: quebre o ciclo”, lançada esta semana pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, ganhou importantes parceiros que ajudarão a difundir a mensagem de que a Justiça estadual está ao lado das mulher vítimas de violência doméstica: os caminhoneiros e caminhoneiras que trafegam pelas estradas do Brasil. Isso será possível graças à parceria firmada com a Associação dos Transportadores de Cargas de Mato Grosso (ATC) e com o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Rondonópolis e Região (SETCARR).
 
Segundo Miguel Antônio Mendes, diretor-executivo das duas entidades patronais, além do patrocínio de dois outdoors com a mensagem da campanha em Rondonópolis (219km a sudeste de Cuiabá), os profissionais poderão ter o veículo adesivado para levar a mensagem da campanha, servindo como uma espécie de ‘outdoor’ sobre rodas. Ele explica que o contato inicial foi feito pela Polícia Rodoviária Federal, outra parceira do Judiciário. “Eles acharam importante a nossa participação para a divulgação da campanha”, explica.
 
Conforme o diretor-executivo, todo o material produzido pelo Poder Judiciário, como as notícias do site e vídeos que já começaram a ser veiculados, estão sendo distribuídos nos grupos de WhatsApp dos associados, para que essa mensagem seja compartilhada com os caminhoneiros e caminhoneiras. “Nosso intuito é que homens e mulheres tomem consciência do problema, que muitas vezes ele está praticando sem perceber. Às vezes acha que é um comportamento normal. A partir do momento em que toma consciência de que está praticando violência doméstica contra a esposa, que essa evolução do ciclo regrida e não volte a acontecer.”
 
Para Miguel Mendes, a campanha “Quebre o ciclo” tem papel fundamental para a sociedade. “É de uma importância sem tamanho. Hoje o que temos de muito valor é a informação. Todos esses assuntos que estão sendo divulgados vão servir para que essa mulher vítima de violência tome consciência de que esse relacionamento que vive não é saudável, evitando que possa evoluir para algo ainda mais grave. Espero que desperte a consciência do casal, que promova o diálogo e a mensagem que eles devem ser respeitar, acima de tudo”, afirmou.
 
O diretor-executivo enalteceu a iniciativa do Judiciário mato-grossense, de encabeçar a campanha e levar informações para muitas mulheres que sofrem caladas, sem saber como reagir. “É importante que esse assunto venha à tona. Já divulgamos os primeiros materiais e até recebemos o áudio de uma pessoa que se emocionou. Acreditamos que o objetivo maior vai ser atingido: levar informação, para que haja diminuição desses índices de violência”, finalizou o parceiro.
 
É importante destacar que as empresas e instituições que apoiarem a campanha “Quebre o ciclo” receberão do Poder Judiciário Estadual um certificado com o “Selo Amigo da Mulher”. Além da ATC e do SETCARR, também já confirmaram apoio à iniciativa a empresa Rota D’Oeste, o Instituto Farmun e a empresa Rumo.
 
A juíza Maria Mazarelo Farias Pinto, da Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Rondonópolis, foi a responsável por fazer o contato com a Polícia Rodoviária Federal, na pessoa do superintendente em Mato Grosso, Francisco Lucena, e com as empresas que firmaram o apoio à campanha.
 
Confira abaixo as primeiras matérias e vídeos sobre a série especial:
 
Quebre o Ciclo: Poder Judiciário lança campanha e mobiliza sociedade
  
Medida Protetiva: conheça o caminho para acabar com a violência doméstica e afastar o agressor
  
Quebre o Ciclo: aprenda a identificar os ciclos de violência contra a mulher
 
 
Lígia Saito
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br