Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

07.05.2021 18:12

Eventos sobre Adoção movimentam mês de maio
Compartilhe
Tamanho do texto:
Maio será um mês movimentado quanto ao tema adoção. A Corregedoria-Geral da Justiça do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, por meio da Comissão Judiciária de Adoção (Ceja) em parceria com a Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara) montaram um calendário recheado de atividades que envolvem desde seminários, webnários e até carreata. O objetivo principal é a conscientização pública sobre o tema tão delicado.
 
“O amor ao próximo é algo sublime e cabe à Corregedoria-Geral da Justiça de cada Tribunal brasileiro cuidar da proteção às crianças e adolescentes desamparados. Esta é uma enorme responsabilidade que recebemos de corações abertos e toda nossa atenção é voltada na busca pelos melhores resultados. Este mês é especial para a Justiça, pois cuidamos do futuro de nossa sociedade, por isso, conclamamos para que participem das atividades e contribuam para que consigamos os melhores resultados”, disse o desembargador José Zuquim Nogueira, que ainda citou o momento especial para a compreensão pública sobre a temática.
 
Desde o início do mês por determinação do próprio corregedor com apoio da juíza auxiliar da CGJ Christiane da Costa Marques Neves, magistrados e servidores das Varas da Infância e Adolescência de Mato Grosso estão aprimorando os processos de Adoção. Há dedicação especial aos feitos que envolvam o tema na busca pelas movimentações e decisões. Promovendo o andamento processual.
 
A Programação de eventos inicia em 12 de Maio com um Seminário Virtual da Adoção, com os temas; Adoção em Tempos de Pandemia e Entrega Legal em Adoção. O juiz da Comarca de Sidrolândia (MS), Fernando Moreira Freitas da Silva, abordará o primeiro tema. O segundo tema será conduzido pela promotora da Infância e Juventude de Cuiabá, Valnice Silva dos Santos e debatido pelo juiz Infância e Juventude de Várzea Grande, Carlos José Rondon Luz e a defensora pública, Claudinéia Santos de Queiroz.
 
O Seminário será realizado por videoconferência na Plataforma Microsoft Teams. As inscrições seguem abertas até o dia 07/05/2021 às 19h e/ou enquanto houver vagas. Magistrados, servidores, promotores de justiça e defensores públicos das Varas da Infância e Juventude do Estado de Mato Grosso participarão do evento, que será aberto ao público pelo youtube do Poder Judiciário de Mato Grosso. Clique AQUI.
 
Na sequência no dia 20, às 9h na TV Assembleia haverá uma Roda de Conversa com o tema: Caminhos da Adoção.
 
Na tarde do dia 23 (Domingo), às 16h, com concentração da Praça das Bandeiras, será a vez da Carreata da Adoção, aberta ao público. Cartazes de apoio à causa da Adoção e balões vermelhos serão bem vindos. Mais informações pelo telefone: (65) 9.9922-0778.
 
Na segunda-feira (24/5), às 9h, haverá Sessão Solene na Câmara Municipal de Cuiabá em homenagem aos personagens da Adoção. A sessão será aberta e transmitida ao público pelo site da Câmara de Cuiabá. Clique AQUI.
 
No Dia Nacional da Adoção (25/5), às 14h, Adoção e Acolhimento Familiar serão debatidos durante o Webnário. A transmissão será realizada pelas redes sociais do TJMT.
 
No dia seguinte (26/5), às 18h, a Associação Brasileira dos Advogados (ABA) promoverá uma live com o tema: Os aspectos jurídicos da Adoção. O evento pode ser acompanhado pelo instagram da ABA. Clique AQUI.
 
Nos dias 27 e 28, entre 8h30 e 12h, A Comissão da Infância e Juventude (CIJ) da OAB realizará o Webnário: Criança e Adolescente.
 
A programação termina no dia 31/5 com uma Audiência Pública realizada pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, cujo tema será: Busca Ativa. Estratégias para inserção Familiar de Crianças e Adolescentes Acolhidos. As inscrições serão abertas a partir do dia 18/05. O evento será transmitido pelas Redes Sociais do TJMT. As atividades terão apoio da Assembleia Legislativa e Ministério Público de Mato Grosso.
  
Ranniery Queiroz
Assessor de imprensa CGJ/TJMT