Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

10.05.2021 08:49

Verde Novo: mesmo com frio 'delivery' de árvores no bairro Pedra 90 é um sucesso
Compartilhe
Tamanho do texto:
Com uma caixa na mão, Wesley de Oliveira morador do Pedra 90, não se acanhou e pegou gratuitamente várias mudas de árvores nativas e frutíferas do projeto Verde Novo. A ação foi promovida na manhã de sexta-feira (07 de maio) e distribuiu 1.000 mudinhas. A entrega das mudas contou com a van do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam) e o carro de som que anunciou a passagem do 'delivery' pelo bairro.
 
De acordo com Wesley, as mudas vão para toda a família. "Peguei algumas frutíferas para poder colocar no quintal, tanto da minha mãe, quanto da minha irmã que moram aqui na região. Mas não esqueci de outras para plantar na calçada e fazer sombra para gente, não é? Gostei do projeto, pois nós ficamos sabendo das distribuições, mas elas normalmente eram na região central", contou.
 
Foi nessa pandemia que a moradora do bairro Edite da Silva, percebeu a importância das áreas verdes da cidade. "A gente percebeu que nosso quintal tinha poucas arvores e isso é muito ruim, ainda mais para uma cidade tão quente quanto Cuiabá. Então é muito legal essa ação do Verde Novo doando mudas para plantar", disse.
 
O assessor do Juvam, Sérgio Saviolli, reiterou que as pessoas passaram a dar mais atenção a essas áreas verdes da cidade, aos seus próprios quintais e a necessidade da arborização urbana. "O projeto Verde Novo se adaptou a nova realidade da pandemia e agora percebemos, que o isolamento trouxe essa vontade de espaços abertos e com árvores, para o lazer, a sensação térmica melhor entre outros benefícios", revelou.
 
Já a engenheira florestal do Projeto Verde Novo, Roseane Carnaíba, comentou que o plantio é muito simples e é praticamente uma terapia. "Nessa pandemia vimos o quão bom é ter uma sombra e as pessoas tem buscado plantar árvores, cultivar pequenas hortaliças em casa e ter esse olhar para a natureza", avaliou.
 
Verde Novo - Um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado pelo Juvam de Cuiabá, desenvolvido em cooperação técnica com o Município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde e patrocinado pelo Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas.
 
 
Até hoje o Verde Novo realizou quase 400 ações e foram distribuídas e plantadas cerca de 100 mil mudas em diversos pontos de Cuiabá.
 
 
Veja tudo sobre o projeto AQUI.
 
Veja AQUI o vídeo desta matéria.
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br