Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

17.05.2021 09:34

Violência contra a mulher: capacitação da equipe multidisciplinar começa nesta terça
Compartilhe
Tamanho do texto:
A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar no âmbito do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (Cemulher), com apoio da Escola dos Servidores, dará início nesta terça-feira (18 de maio) à “Capacitação da Equipe Multidisciplinar na Área do Combate e Prevenção à Violência contra a Mulher”. A iniciativa será realizada por meio da plataforma virtual Microsoft Teams.
 
A abertura ocorrerá às 8h30 e será feita pela coordenadora da Cemulher, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro. Na sequência, a partir das 9h, a professora e advogada Ana Emília Iponema Brasil Sotero abordará o tema “Autoestima: realidade ou fantasia”.
 
Ao todo, são sete encontros que vão até o dia 10 de junho, duas vezes por semana. Ainda nesta semana, o próximo encontro será na quinta-feira (20 de maio), oportunidade em que a juíza Ana Graziela Vaz de Campos Alves Corrêa, titular da Primeira Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Cuiabá, abordará o tema “Lei Maria da Penha e a Legislação de Proteção à mulher”. A palestra será realizada das 8h30 às 10h30.
 
Dentre os temas a serem abordados estão: evolução do direito das mulheres, surgimento da Lei Maria da Penha, ciclo da violência doméstica, identificando a violência doméstica, medida protetiva de urgência, legislação de proteção às vítimas de violência domésticas e explanação das dificuldades encontradas pelos juízes da violência doméstica quando da consulta do laudo técnico.
 
“Conversando com os juízes, muitos colegas relataram que a equipe tem dificuldade no momento de realização de laudo. Às vezes o juiz sente que faltou à psicóloga ou assistente social mencionar se aquela vítima, aquela criança, é uma vítima de violência doméstica e familiar, por exemplo. Pretendemos esclarecer e capacitar toda a rede, não só os profissionais do Tribunal de Justiça, mas também aqueles que atuam nas diversas comarcas do Estado. Vamos falar também sobre os grupos reflexivos existentes tanto para agressor quanto para as vítimas. É um momento para troca de experiências. Teremos tanto a parte teórica quanto a parte prática, com simulações de estudo de casos”, assinalou a juíza Ana Graziela Corrêa.
 
Cronograma - A capacitação ocorrerá sempre das 8h30 às 10h30, nos dias 18 de maio, 20 de maio, 25 de maio, 27 de maio, 1º de junho, 8 de junho e 10 de junho.
 
Confira AQUI a programação completa.
 
Campanha - O fortalecimento de ações no combate à violência contra a mulher é uma das seis diretrizes que norteiam os trabalhos da atual gestão do Poder Judiciário de Mato Grosso (biênio 2021/2022), presidida pela desembargadora Maria Helen Póvoas. Para isso, a instituição lançou, em março deste ano, a campanha ‘A vida recomeça quando a violência termina: quebre o ciclo’.
  
Confira mais informações AQUI, no hotsite da campanha.
 
 
Lígia Saito
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br