Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

24.05.2021 08:31

Verde Novo celebra Dia da Biodiversidade com plantio na Avenida Dante de Oliveira
Compartilhe
Tamanho do texto:
Uma das avenidas mais movimentadas de Cuiabá a Dante Martins de Oliveira, antiga Avenida dos Trabalhadores, teve a rotina alterada nesse sábado ensolarado. O projeto Verde Novo realizou o plantio de 200 mudas de árvores nativas do Cerrado no canteiro central e marcou o Dia Internacional da Biodiversidade celebrado em 22 de maio.
 
A iniciativa, desenvolvida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, por meio do Juizado Volante Ambiental (Juvam), Município de Cuiabá e Instituto Ação Verde, conta com o patrocínio da Energisa, do Grupo Petrópolis e irá proceder o plantio em toda a extensão da avenida duplicada, de dois quilômetros.
 
“Desde o início do projeto, em 2017, nosso grande objetivo é devolver o título de cidade verde a Cuiabá. Realizar esta ação no Dia Internacional da Biodiversidade demostra o compromisso que o Verde Novo e parceiros tem com essa missão de promover e zelar pela diversidade biológica na nossa cidade”, comenta a engenheira florestal do projeto, Rosiani Carnaíba.
 
O coordenador do projeto Disque Cidade Verde, da prefeitura de Cuiabá, Abel Nascimento, acompanhou o plantio e elogiou parceria do Poder Judiciário com as entidades para devolver o verde ao município. “A Capital tem um déficit arbóreo de cerca de 1 milhão de árvores no perímetro urbano, ações como esta auxiliam a recuperar nossa biodiversidade e impacta diretamente na qualidade de vida da população, pois é um dos principais mecanismos de captura de carbono da atmosfera, armazena água no lençol freático e auxilia na manutenção na biodiversidade. Em resumo, se faltar árvore acaba a vida no planeta”
 
“O canteiro central está recebendo mudas do cartão postal de Mato Grosso, que são os ipês, e que agradam bastante a população principalmente na época que florescem. Aqui plantamos ipês branco, amarelo e rosa”, explica Rosiani. “O canteiro também será contemplado com mudas de Oiti, que traz muito sombreamento, além de Jacarandás”, cita a engenheira.
 
Quem gostou da novidade foi a empresária Karla Nalini, que possui uma loja de vestuário feminino situada na avenida há três anos. “Já tivemos várias melhorias na avenida, com a duplicação ganhamos o canteiro central, com gramas e algumas flores, agora com o plantio dessas árvores a região ficará mais bonita e ornamentada, além de melhorar a questão do calor na nossa cidade. Toda Cuiabá merece uma ação como está”, avalia.
 
Ações 2021 – O plantio no canteiro central da Avenida Dante Martins de Oliveira inaugura as ações de plantio deste ano que tem previsão de plantar 200 mudas por mês até dezembro, graças a doação do Grupo Petrópolis de 2.400 ‘berços’ para o plantio de mudas de árvores. Os berços são cavidades feitas em locais apropriados com tratamento necessário, que inclui adubação para o plantio adequado das mudas e seu desenvolvimento.
 
Além de doar as mudas, o Grupo Petrópolis fornece mão de obra qualificada para a abertura dos berços. Até hoje o Verde Novo realizou quase 400 ações e foram distribuídas e plantadas cerca de 100 mil mudas em diversos pontos de Cuiabá.
 
Veja AQUI o vídeo desta matéria.

Ouça AQUI as informações desta matéria na Rádio Agência Estação TJ.
 
Leia matérias sobre o assunto:
 
Projeto Verde Novo realiza delivery de mudas e ação de plantio nesta sexta-feira e sábado
 
Verde Novo: mesmo com frio 'delivery' de árvores no bairro Pedra 90 é um sucesso
 
Verde Novo plantará 200 mudas por mês ao longo de 2021
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br