Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

07.06.2021 08:04

Prêmio Innovare: Expedição Araguaia está concorrendo à maior premiação da Justiça brasileira
Compartilhe
Tamanho do texto:
Em um universo de milhares de iniciativas de instituições de todo o judiciário brasileiro, apenas 634 práticas foram selecionadas para concorrer à 18ª edição do Prêmio Innovare. A premiação, que tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil, selecionou o projeto Expedição Araguaia, coordenado pelo Programa Justiça Comunitária, do Poder Judiciário de Mato Grosso, para concorrer à disputa.
 
Conforme o juiz coordenador do Justiça Comunitária, Dr. José Antonio Bezerra Filho, é um grande orgulho saber que a Expedição Araguaia tenha sido selecionada em meio a um número tão grande de ações.
 
"Estou muito feliz em termos dado esse passo e termos sido classificados. A Expedição Araguaia faz parte das ações do Justiça Comunitária (JC) e foi lançada com o desafio de romper paradigmas e levar cidadania e inclusão social aos mais necessitados, especialmente em tempos de pandemia", afirma.
 
Categoria - O magistrado conta ainda que preferiu inscrever o projeto na categoria Tribunal invés da categoria juiz. "Nós inscrevemos o projeto na categoria Tribunal, porque a intenção é levar a imagem do nosso Estado e do nosso Tribunal para todo o Brasil, mostrando o quanto estamos preocupados em fazer uma justiça diferente e que leva dignidade aos cidadãos", garante.
 
Tema - Em 2021, o Prêmio Innovare dará destaque, dentre todas as inscrições recebidas, às iniciativas que melhor representem os esforços para a defesa da igualdade e da diversidade, que é o tema desta edição.
 
No caso da Expedição Araguaia, a defesa da igualdade e da diversidade fica bem representada no trabalho de educação ambiental realizado junto aos cerca de 1.000 indígenas da etnia Carajá, que vivem na Aldeia Santa Isabel do Morro, a maior da Ilha do Bananal. Foi necessário o apoio da Marinha com oito embarcações e mais uma balsa para realizar a ação de educação ambiental na aldeia, que trocou todo o lixo recolhido pelo carajás por brinquedos, vestuário, kit de higiene e de cultura. Toneladas de lixo foram recolhidas na oportunidade.
 
Para o Dr. José Antonio Bezerra Filho ter sido selecionado já é uma vitória. "E isso só nos incentiva a continuar trabalhando para levar justiça social a quem mais precisa. Esse é o nosso propósito e da presidente do TJMT, a desembargadora Maria Helena Póvoas, que tem nos apoiado incondicionalmente em todas as nossas ações. Há poucos dias finalizamos a Expedição Porto Jofre, atendendo 5 comunidades e mais de 400 pessoas, com diversos atendimentos. Ganhar o Innovare brindaria esse trabalho. Agora fica nas mãos de Deus decidir se temos mérito para vencer ou não. Mas, só a classificação já me deixou extremamente feliz”, finaliza o magistrado.
 
Mariana Vianna
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br