Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

15.06.2021 14:21

Presidente do Tribunal de Justiça recebe título de Cidadã Várzea-grandense
Compartilhe
Tamanho do texto:
Na manhã desta terça-feira (15 de junho), a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Helena Póvoas, foi agraciada pela Câmara Municipal de Várzea Grande com o título de “Cidadã Várzea-grandense”. Na mesma ocasião também foram homenageadas com a honraria a juíza Christiane da Costa Marques Neves, titular da 2ª Vara Especializada de Família e Sucessões do município e que hoje atua como juíza auxiliar da Corregedoria, e a tenente-coronel Caroline Bianca de Almeida Vieira Chiroli, atualmente em atuação no Judiciário. Ontem, foi agraciada com o mesmo título a juíza Ana Cristina Silva Mendes, titular da 3ª Vara Criminal de Cuiabá.
 
“Quero cumprimentar toda a classe política aqui representada na pessoa do presidente, Fabinho, e agradecer a honraria que me foi outorgada neste momento, que me deixa extremamente envaidecida, muito satisfeita e orgulhosa de pertencer a este seletivo grupo que os senhores escolheram para homenagear. Gostaria também de dizer que Várzea Grande é um pedacinho de cada um de nós. Nós não somos só coirmãs, somos parte uma da outra, Cuiabá e Várzea Grande. Quero deixar aqui meu abraço a essa cidade calorosa, a essa cidade que muito ajuda Mato Grosso a crescer, e dizer da minha imensa satisfação de ter recebido essa honraria, que para mim foi uma surpresa”, destacou a desembargadora.
 
Aos presentes à sessão, a magistrada lembrou que ainda este ano o Judiciário de Mato Grosso entregará à cidade de Várzea Grande o novo prédio do Fórum, um dos maiores do Estado, na região do Chapéu do Sol. “É uma obra de R$ 42 milhões, mais de 25 mil metros quadrados de área construída, em três pavimentos, para abrigar 22 varas, além do Tribunal do Júri. Até o final do ano entregaremos essa magnífica obra a essa cidade, que há muito tempo merece que as dependências do Judiciário sejam bastante confortáveis, de maneira a atender ao jurisdicionado de forma mais célere e dinâmica, como Várzea Grande merece.”
 
A desembargadora Maria Helena Póvoas assinalou ainda que é a segunda mulher a presidir o Judiciário de Mato Grosso, após o pioneirismo da desembargadora Shelma Lombardi de Kato, e que se sente honrada por ter sido a primeira mulher a chegar ao cargo pelo Quinto Constitucional. “Infelizmente, apesar de eu ver tantas mulheres abrilhantando este plenário, dentro do Judiciário ainda somos poucas. Tivemos alguns empecilhos para que as mulheres pudessem ‘furar’ a barreira do Judiciário, mas, quando isso aconteceu, demonstraram grande aptidão para a magistratura. Aliás, sem nenhum demérito ao gênero oposto, as mulheres fazem aquilo que elas têm determinação de fazer com muito denodo, com muita garra. As mulheres mostraram na magistratura que honram a toga e que realmente escolheram essa profissão porque gostam e fazem com muita satisfação”, enfatizou.
 
Já a juíza auxiliar da Corregedoria Christiane da Costa Marques Neves lembrou que foi recebida em Várzea Grande em 2012, onde atua como juíza titular da Vara de Família e Sucessões, e que daqui a dois anos retornará ao município. “Uma alegria receber o título junto com a senhora. Em breves palavras, só quero agradecer e dizer que me sinto muito honrada aqui nesta manhã, na presença dos senhores. Retornarei para Várzea Grande, para esse Fórum maravilhoso que a desembargadora já fez questão de dizer. Não vejo a hora de poder usufruir das instalações que certamente vão nos receber e receber os jurisdicionados como eles merecem. Um espaço mais adequado, mais arejado, que eu tenho certeza de que vai ser um local que vamos continuar prestando nosso trabalho da melhor forma, como a gente sempre buscou”, observou.
 
Também agraciada com o título, a tenente-coronel Caroline Bianca de Almeida Vieira Chiroli assinalou ter ficado muito satisfeita pelo reconhecimento recebido, em especial por já ter trabalhado na cidade. “A gente se sente hoje realizada pela carreira e eu sempre comento que se tem um batalhão que eu gostaria de voltar a comandar é o 25º Batalhão. Gosto demais da tropa de lá, muito unida, e que cuida da região de Várzea Grande com muito amor. Várzea Grande mora no meu coração, gostei muito de trabalhar lá e espero um dia retornar”, afirmou.
 
O presidente da Câmara Municipal de Várzea Grande, vereador Fábio José Tardin, enfatizou que as homenageadas são mulheres que muitos fizeram por Várzea Grande. “A doutora Christiane sempre aqui, ajudando os munícipes várzea-grandenses, fazendo um atendimento muito importante para a população. E também a desembargadora Maria Helena, foi um prazer recebê-la aqui. Uma pessoa que já fez muito e que chegou aonde está, no posto maior do Judiciário de Mato Grosso! Nada mais justo que homenageá-las com o melhor de Várzea Grande, que é o título de cidadão várzea-grandense”, finalizou.
 
Leia matérias sobre o assunto:
 
154 anos: Judiciário acompanha evolução de Várzea Grande ao longo dos anos 
 
Presidente confere segurança e qualidade de obras em Cuiabá e Várzea Grande
 
 
Lígia Saito / Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br