Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

25.06.2021 17:33

Juízes leigos concluem capacitação
Compartilhe
Tamanho do texto:
Após duas semanas foi concluída na tarde desta sexta-feira (25/6) a “Capacitação e Aprimoramento aos Juízes Leigos”. Foram 40 horas/aula de atividades desenvolvidas via videoconferência, sempre no período matutino, de segunda a sexta-feira. O curso foi realizado pela Escola dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso a pedido da Corregedoria-Geral da Justiça na busca por oferecer melhores serviços à sociedade. Mais de 50 juízes leigos participaram da atividade.
 
As aulas foram ministradas entre 14 e 25 de junho. “Entrei na semana em que começou o curso. Imagine! Foi muito proveitoso, principalmente as aulas praticas. Coisas simples mesmo, como o PJe, pra quem ainda não conhecia. Já me ajudou a iniciar bem o trabalho. Confesso que gostei muito de ter feito o curso”, disse a juíza leiga Mayara Reinehr Faganello da 4º Vara de Sorriso.
 
“Achei muito proveitoso. No primeiro credenciamento tivemos o curso com o CNJ, depois o curso de sentença em 2015. O formato que fizeram foi interessante, mas este teve um aproveitamento muito maior em minha opinião. Estou ainda mais animada para desenvolver minhas atividades. A parte prática desenvolvida pelas juízas Viviane e Gabriele, trazendo mais a vivência prática, nos ajudou a puxarmos uma linha de raciocínio nossa, aproveitando as orientações dos magistrados”, considerou a juíza leiga Maísa Alves do Carmo, que atua há sete anos no Juizado do Jardim Glória em Várzea Grande.
 
“Agradeço a todo o time capitaneado pela Karine, agradeço também à Escola dos Servidores na pessoa da Luciana e a todos que se dedicaram e fizeram este curso. Agora vocês compreenderão melhor nossos sistemas e isto retornará para a sociedade. No dia a dia terão mais contato e isso aumentará a qualidade de nossos serviços. A Corregedoria-Geral da Justiça está à disposição de vocês”, ressaltou o juiz auxiliar da CGJ, Emerson Luis Pereira Cajango.
“Gratidão a todos vocês que estiveram aqui dispostos a aprender e superarem dificuldades. Participei como aluna e percebi a complexidade desta atividade. Posso dizer que daremos um grande passo para dinamizarmos ainda mais nossas atividades”, considerou a diretora do Departamento de Apoio aos Juizados Especiais (Daje), Karine Márcia Lozich Dias.
 
“Com a conclusão desta capacitação demos mais um passo em busca de melhores serviços à sociedade. Devemos sempre oportunizar o compartilhamento de conhecimento e a aprendizagem dos sistemas e sistemáticas de nossas atribuições. Isto engrandece a atividade e nos dá melhor qualidade“ acrescentou o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Zuquim Nogueira.
 
As aulas foram ministradas pelos juízes: Emerson Luis Pereira Cajango; Cristiane Padim da Silva; Antônio Veloso Peleja Júnior; Amini Haddad Campos; Viviane Brito Rebello Isernhagen e Gabriela Carina Knaul de Albuquerque e Silva e os servidores: Rosivaldo Rodrigues e Deniz Pedrozo de Almeida e Marcos Ferreira Girão.
 
 
Fizeram parte do conteúdo programático: Juizados Especiais – Noções Gerais e interferências na Gestão do Juizado (Taxa de Congestionamento e Metas CNJ e Produtividade dos Juízes Leigos nos Termos da Lei Complementar 270/2007, 513/2013 e Provimento 29/2014); Técnicas de Conciliação; Direito administrativo e constitucional aplicado aos Juizados Especiais; Código de Ética de Juízes Leigos (Anexo II da Resolução nº 174 de 2013); Jurisprudência das Turmas Recursais, Turmas de Uniformização e Tribunais Superiores; Direito Penal aplicado aos Juizados Especiais; Técnicas de condução de audiências nos Juizados Especiais – Criminal; audiências do Juizado Especial Criminal e Debate e Estudo Dirigido sobre relatórios de observação de audiências; Direito do Consumidor e Direito Civil aplicado aos Juizados Especiais; Técnicas de condução de audiências nos Juizados Especiais Cíveis; Juizado Especial da Fazenda Pública; entre outros.
 
Leia mais sobre o assunto:
Juízes Leigos participam de Capacitação
 
 
Escola dos Servidores inicia novas capacitações a partir da próxima semana
 
Ranniery Queiroz
Assessor de imprensa CGJ/TJMT