Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

12.07.2021 16:32

TJMT realiza quinto dia da prova oral do Concurso da Magistratura
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso realizou na manhã desta segunda-feira (12 de julho) a arguição dos candidatos do Concurso Público para Ingresso na Carreira da Magistratura do Estado. No quinto dia da prova oral a Comissão Especial Examinadora do certame avaliou 16 dos 20 candidatos, os quais dois estiveram ausentes e duas lactantes solicitaram transferência de data.
 
A jurisdição de Primeiro Grau é uma das prioridades da gestão presidida pela desembargadora Maria Helena Póvoas com vistas à melhoria dos serviços prestados nos fóruns, que fazem o primeiro ponto de contato com o cidadão. O reforço dos juízes que ingressarão por meio deste concurso representa um ganho para o cidadão e para o Judiciário estadual.
 
Uma das preocupações da Comissão Examinadora é manter as medidas sanitárias obrigatórias e adequadas neste momento de pandemia, especialmente nesta fase do concurso em que exige que os candidatos estejam presencialmente na sede do TJ para realizar a prova oral.
 
A servidora Salma Paiva, que integra a equipe da Comissão do Concurso explica que todos os cuidados e medidas preventivas estão sendo tomados. “Quando os candidatos chegam ficam no Plenário 1 com o devido distanciamento até a finalização do sorteio da ordem de arguição do dia. Quando inicia a prova oral eles são dirigidos para outro plenário onde eles aguardam a sua vez para que não haja aglomeração”, explica.
 
Conforme Salma Paiva, as mesmas medidas são observadas e cumpridas durante o sorteio de pontos, que ocorre sempre 24 horas antes da realização da prova oral, as mesmas medidas são observadas e cumpridas. .
 
A prova oral integra a quarta etapa do concurso, com 228 candidatos classificados. Em decorrência do elevado número, eles foram divididos em 11 grupos de 20 candidatos e um grupo de oito para as avaliações orais.
 
Compõem a Comissão do Concurso no âmbito do TJMT os desembargadores Carlos Alberto Alves da Rocha (presidente), Guiomar Teodoro Borges, Gilberto Giraldelli e o advogado Ulisses Rabaneda (representante da OAB/MT)
 
No domingo (11 de julho) a Comissão Especial realizou o sorteio de pontos do conteúdo programático sobre o qual o candidato será arguido no dia da prova oral. Na oportunidade, o sorteio foi conduzido pelo desembargador Gilberto Giraldelli, membro da Comissão. (Assista AQUI
 
Medidas sanitárias – Conforme informado e expresso nos editais do certame, durante as provas orais os candidatos devem usar corretamente e permanente de máscara facial, fazer a higienização adequada das mãos, utilizar álcool 70%, evitar cumprimentos com aperto de mãos ou beijos, fazer distanciamento social de no mínimo 1,5 metro, proibição de aglomeração e se possível evitar uso de adornos como brincos e pulseiras.
 
Não é permitido o acompanhamento do público presencialmente no local de realização da prova oral, em razão da pandmeia da Covid-19. As arguições são transmitidas ao vivo pelo canal oficial do TJMT no Youtube (confira AQUI). 
 
Cronograma – O sexto dia da prova oral ocorrerá na próxima sexta-feira (16 de julho), às 9h.
O resultado da prova oral será divulgado no dia 19 de agosto de 2021.
 
A última fase do concurso, para os candidatos aprovados na prova oral, será a avaliação dos títulos, realizada de 1º a 14 de setembro e o resultado da referida avaliação será divulgado em 17 de setembro.
 
As publicações acerca do concurso constam em editais e anexos publicados no Diário da Justiça Eletrônico (DJE), edição nº 10996, do dia 10 de junho de 2021 (confira AQUI). 
 
Leia matérias sobre as provas orais:
 
Candidatos a juízes substitutos passam por prova oral do Concurso da Magistratura de Mato Grosso
 
 
Candidatos são arguidos no terceiro dia da prova oral do Concurso da Magistratura de Mato Grosso
 
 
TJMT realiza segundo dia de prova oral do Concurso Público da Magistratura
 
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br