Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

13.07.2021 13:19

Poder Judiciário finaliza capacitação dos técnicos da Rede de Enfrentamento à violência doméstica
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher) do TJMT realizou nesta terça-feira (13 de julho) o último dia da capacitação virtual dos técnicos da Rede de Enfrentamento na área de combate e prevenção à violência contra a mulher. Esta foi uma oportunidade para adquirir conhecimento e ao mesmo tempo promover a qualificação para o aprimoramento no atendimento das vítimas de violência doméstica.
 
Neste ciclo, que teve início em 22 de junho, participaram profissionais das comarcas de Barra do Garças, Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Tangará da Serra, Sorriso, Sinop e Lucas do Rio Verde.
 
“Violência Doméstica e familiar em sua dimensão psicossocial: o papel da equipe técnica” foi o tema da palestra proferida pela psicóloga Renata Carrelo da Costa e a assistente social Adriany Sthefany de Carvalho, ambas da Cemulher.
 
A desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, coordenadora da Cemulher e vice-presidente do TJMT, falou da importância de oferecer qualificação aos profissionais que atendem as mulheres vítimas de violência.
 
“Como sempre digo é uma satisfação muito grande participar de um encontro para capacitar técnicos para que possamos aprender um pouco mais sobre a questão da violência doméstica e só assim vamos, cada dia mais, enriquecer nossos conhecimentos. Me sinto muito feliz por proporcionar a várias pessoas essa oportunidade porque participam também, além de psicólogos e assistentes sociais, outros profissionais da Rede, como policiais militares”, disse.
 
De acordo com a magistrada, ouvir o dia-a-dia de pessoas como a assistente social e psicóloga que trabalham com a temática e como a violência doméstica é tratada através desses técnicos é de suma importância.
 
“É muito importante saber como receber a mulher vítima de violência doméstica. Essa troca de experiência é muito salutar e gratificante. Enriquecemos cada dia mais nossos conhecimentos e principalmente no que se refere à prática, como conduzir esse trabalho, como assistentes sociais e psicólogos conduzem seus trabalhos para que a gente possa ter um resultado positivo. São momentos de discussões a respeito de uma forma mais eficaz no combate à violência doméstica. Estou muito feliz por estar à frente da Cemulher e ter ao meu lado pessoas tão dedicadas”, afirmou.
 
Adriany de Carvalho ressalta o instrumento de capacitação para que a Rede atinja seu objetivo. “Na área social essa capacitação é importante para equipe para que o profissional tenha conhecimento sobre o acolhimento, empatia, para onde encaminhar essa mulher e ter a noção de todo o contexto histórico e que permeia as relações, o contexto que essa vítima está vivendo. Essas interrelações com o Sistema de Justiça é de extrema importância para que toda essa Rede funcione.”
 
Para a psicóloga Renata Carrelo esta é uma oportunidade de compartilhar conhecimentos. “Vejo na área da psicologia uma aplicação de conhecimentos psicológicos relacionados a outros assuntos do Direito, principalmente no que diz respeito à saúde mental, estudos sociojurídicos, a questão da mulher em situação de violência, como favorecer a melhor escuta das mulheres em situação de violência. O conhecimento só é conhecimento se ele é compartilhado.”
 
Elis Prates, que trabalha na Secretaria da Mulher de Cuiabá participou da capacitação. Ela é assistente social há 22 anos e conta que nesse período teve a oportunidade de perceber mudanças radicais na vida das pessoas através do trabalho desenvolvido por profissionais do Serviço Social.
 
“Participar desse curso foi muito importante para que possamos renovar as esperanças porque no dia-a-dia nosso trabalho pode salvar vidas. Esse treinamento foi fundamental e contribuiu bastante. Antes de ser assistente social eu já fazia parte do movimento de mulheres então para mim é uma causa muito importante. A gente percebe que tem mais pessoas trabalhando, que existem mecanismos que a gente pode buscar. O fundamental que ficou para mim é a necessidade do fortalecimento da nossa Rede em todos os aspectos”, comentou.
 
A capacitação foi realizada em parceria com a Escola dos Servidores do Judiciário estadual, uma iniciativa da Cemulher em continuidade à capacitação iniciada em maio, para a equipe técnica multidisciplinar do Judiciário que atua nas Varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.
 
Quebre o ciclo – O TJMT, sob a presidência da desembargadora Maria Helena Póvoas, lançou em março deste ano a campanha ‘A vida recomeça quando a violência termina: quebre o ciclo’ para enfrentamento da violência doméstica contra a mulher. O fortalecimento de ações como esta, voltada à violência contra a mulher é uma das seis diretrizes da atual gestão do Poder Judiciário estadual (biênio 2021/2022).
 
Confira mais informações AQUI, no hotsite da campanha. 
 
Leia matérias sobre as capacitações da Cemulher:
 
Juiz fala sobre a Rede de Frente de Barra do Garças durante capacitação do Judiciário
 
 
Poder Judiciário encerra capacitação da equipe multidisciplinar da área de violência doméstica
 
 
Poder Judiciário realiza capacitação sobre papel da equipe técnica no atendimento de mulheres
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br