Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

15.07.2021 15:21

TJMT realiza capacitação em Libras para mais uma turma de servidores
Compartilhe
Tamanho do texto:
Mais uma turma de servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso recebe a capacitação virtual sobre Língua Brasileira de Sinais – Libras básico, ofertada pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça (TJMT) em parceria com a Escola dos Servidores. As aulas iniciaram nesta quinta-feira (15 de junho) e seguem até o dia 30 deste mês com conteúdo mesclado entre teoria e prática para que a comunicação seja cada vez mais acessível e inclusiva nas comarcas da Capital e interior do Estado.
 
Nesta turma participam também servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) demonstrando o alcance e a importância da realização da capacitação realizada pela Justiça estadual.
 
Elisangela Capeleto é agente da Infância de Juventude da Comarca de Diamantino (a208 km a médio-norte de Cuiabá). Ela conta que, desde muito nova, tem o pensamento de que a Libras deveria fazer parte do currículo escolar, na educação básica. “A gente aprende o Português, porque não a Libras? As pessoas falam tanto em inclusão, mas deveria haver a preocupação em incluir efetivamente, para que pudéssemos nos comunicar com o outro. Quando soube deste curso quis muito fazê-lo para poder me comunicar.”
 
Jhomara Alves da Cruz trabalha na Central de Atendimento na sede principal do TRE-MT. Segundo a servidora, lá há uma grande procura de pessoas surdas e para poder atendê-los se interessou em fazer o curso. “Há muito tempo fiz um curso de Libras e lembro-me de alguns sinais. Quando chega algum surdo e conseguimos nos comunicar ele se sente recepcionado, incluído. Por isso é de extrema importância ofertar esse curso, para proporcionar essa acessibilidade”, afirma.
 
A capacitação é interativa, com participação dos alunos e atividades ministradas pela instrutora Janaína dos Santos Taques, servidora do TJMT, que, após cada aula, envia o vídeo do vocabulário trabalhado, o que fará diferença no aprendizado.
 
Esta é a sexta turma do Judiciário que recebe a capacitação em Libras, a segunda deste ano na modalidade virtual e têm dado bons frutos. Janaína Taques conta que servidores que participaram dos cursos relatam que têm se empenhado e têm conseguido prestar atendimento e promover a acessibilidade para o surdo.
 
A história de Janaína Taques com a Libras começou de 1998 para 1999, quando morava na cidade de Sinop, no interior do Estado, na igreja na qual frequentava, onde se apaixonou pelo universo dos sinais e lá interpretava os cultos para os surdos, mesmo tendo feito apenas o curso básico. Depois buscou conhecimento, cursou a faculdade de Letras, já pensando nas questões relacionadas aos surdos, e, quando se mudou para Cuiabá, fez pós-graduação em Libras.
 
Trabalha no Departamento Judiciário Auxiliar (Dejaux), onde há um grupo de surdos no setor de digitalização de processos do TJMT, onde passou a ter maior contato com eles. “Libras é para a vida toda, enquanto servidores e enquanto pessoas, pois não encontraremos surdos somente no trabalho, mas no dia-a-dia, no supermercado, em uma farmácia, num ponto de ônibus e podemos ajudá-lo. Aprender Libras é uma responsabilidade e é muito gratificante quando você consegue ajudar alguém promovendo acessibilidade. A Administração do TJ está de parabéns por oferecer esta capacitação aos servidores”, comenta.
 
Leia matérias correlatas:
 
Capacitação em Libras para servidores promoverá acessibilidade no Judiciário
 
Curso de Libras qualifica servidores para atendimento à pessoa surda
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br