Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

19.07.2021 09:38

Balcão Virtual: Serviço está disponível em 100% das comarcas de Mato Grosso
Compartilhe
Tamanho do texto:
Os mato-grossenses passam a contar com mais um canal de acesso aos fóruns das comarcas do Poder Judiciário. Trata-se do Balcão Virtual que foi expandido para 100% das Comarcas da Primeira Instância. Integrante da chamada Justiça 4.0, a ferramenta permite o acesso imediato às secretarias das unidades, sem necessidade de agendamento prévio, da mesma forma como ocorreria em um balcão físico.
 
O atendimento no Balcão Virtual tem as mesmas características e atribuições que o realizado no balcão físico, ou seja, receber e dar encaminhamento às demandas dos advogados e partes, durante o horário de expediente do Poder Judiciário.
 
O link de acesso às secretárias de todas as unidades encontra-se no hotsite específico, que ainda abriga informações, normativos, tutoriais e notícias sobre o tema.
 
Para utilizar a ferramenta, basta clicar no banner localizado no centro da página do Poder Judiciário na internet (www.tjmt.jus.br) ou acessar diretamente no endereço https://balcaovirtual.tjmt.jus.br, clicar em “Acesse o Balcão Virtual, e em seguida na opção 1ª Instancia (Comarcas – Fóruns). Uma nova janela com a relação de todas as comarcas se apresentará, basta selecionar a que deseja.
 
O usuário será direcionado para uma página da plataforma Teams, se o usuário não tiver instalado ou não ter interesse, não é preciso baixar o programa para o atendimento, basta selecionar a opção “Continuar neste navegador”, se identificar e pedir para ingressar na reunião, permanecerá no espaço de espera até o momento de atendimento, por ordem de chegada ao ambiente virtual.

 
É necessário que o usuário tenha em mãos o número do processo e um documento de identificação para ser atendido. Não serão disponibilizadas informações sobre dados protegidos por sigilos durante atendimento virtual. Embora seja um serviço permanente, o Balcão Virtual não substitui o atendimento presencial nas unidades judiciárias.
 
A criação do Balcão Virtual foi aprovada durante a 324ª Sessão Ordinária do Conselho Nacional de Justiça e normatizada pela Resolução CNJ 372/2021. A ferramenta foi implantada no Segundo Grau em fevereiro deste ano e regulamentada pela Portaria n. 231/2021-pres.
 
No mês seguinte, março de 2021, o serviço começou a funcionar de forma experimental nas cinco varas especializada de Família e Sucessões de Cuiabá, no Primeiro, Segundo e Sexto Juizados Especial Cível de Cuiabá (localizados no Anexo Maruanã), nas Turmas Recursais e também na Vara Única das comarcas de Poconé, Apiacás e Santo Antônio do Leverger.
  
Confira o Balcão Virtual da Primeira Instância clicando AQUI.
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br