Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

19.07.2021 14:26

Casal planta abacateiros no Parque da Família durante ação do Verde Novo
Compartilhe
Tamanho do texto:
O casal Dilma e Benedito Carvalho, moradores do Bosque da Saúde, costuma fazer caminhada no Parque da Família, próximo ao Shopping Pantanal, em Cuiabá, sabendo da ação de plantio no local no sábado (17), os dois levaram duas mudas de abacateiro. Orgulhosos apresentaram “seus filhotes”.
 
“Durante a pandemia aprendi que podíamos aproveitar os caroços dos abacates que consumíamos para termos novas árvores. Dei de presente para várias pessoas. Agora posso cultivá-los bem perto de casa”, informa a servidora pública Dilma Carvalho. “O Parque é bem aproveitado pelos moradores da região, com mais sombra ficará mais bonito e com o clima mais ameno”, completa o marido.
 
Eles aprovaram a ação de plantio de 50 novas mudas de árvores nativas e frutíferas no local, realizada pelo Projeto Verde Novo. A  iniciativa é do Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam) e parceiros.
 
Esta é a segunda ação do Verde Novo no local. “Quando o Parque foi inaugurado fizemos o plantio dos ipês que estão no entorno. Hoje é um motivo de orgulho passar por aqui e ver que eles já estão maiores do que eu, ou seja o trabalho lá atrás rendeu frutos e vai perdurar por muito tempo”, avaliou o assessor do Juvam, Sérgio Savioli Resende.
 
“Recebemos novo convite para contribuir com a reposição de árvores dentro do parque. Fizemos nosso papel, mas agora é importante que as pessoas se enxerguem como responsáveis pela degradação do meio ambiente ao produzir lixo no seu dia a dia e aproveitem espaços públicos para cuidar do meio ambiente, como o casal Dilma e Benedito. Esse parque não é do Poder Público e de todos nós”, aconselhou.
 
O coordenador do projeto Disque Cidade Verde, da prefeitura de Cuiabá, Abel Nascimento, lembrou da importância do parque para a melhoria do clima na Capital. “Aqui temos um espaço que além de servir para a prática de atividades física, beneficia para minimizar as ilhas de calor de Cuiabá”, explica. “Temos um lago que está sendo emoldurado com árvores nativas, se tornando um redutor de temperatura e agente de sequestro de carbono”, completa.
 
Ele também elogiou a atitude do casal Dilma e Benedito “Esse é o verdadeiro significado do nome Parque da Família, o congraçamento do Poder Público e da comunidade. Todos juntos na construçõa e manutenção de um bem. Só com a participação efetiva da comunidade, cuidando, zelando desse espaço que o parque será valorizado e apropriado por todos”.
 
Distribuição de Mudas – Além do plantio de mudas, o projeto promoveu a distribuição de 500 mudas de árvores no espaço sustentável do Shopping Pantanal, na tarde de sábado (17), celebrando o Dia de Proteção às Florestas. Os visitantes do shopping passaram pelo local e eram surpreendidos com mudas de árvores frutíferas e kit de hortaliças, fruto do projeto realizado pelo empreendimento comercial desde 2014.
 
“Vimos um sinergia entre os projetos do Poder Judiciário com o do Shopping, então buscamos unir forças para marcar este dia tão importante para nós”, explica o gerente de Operações do Shopping Pantanal, Marcelo Carvalho. “O espaço sustentabilidade produz cerca de 2 mil mudas de hortaliças por mês, que são doadas aos lojistas e projetos sociais e neste dia presenteamos nossos visitantes”.
 
A enfermeira Hadid Rodrigues foi uma das presenteadas. “Fui surpreendida positivamente, vim almoçar no shopping, passei e vi a ação, entre e ganhe uma muda de goiabeiras e um kit de hortaliça”, conta. “Gostei muito da iniciativa”, elogia.
 
Outra que foi surpreendida foi a estudante Leide Daiani Nantes, que ao passear pelos corredores do empreendimento teve a curiosidade atiçada pela movimentação no espaço sustentabilidade. “Ninguém esperar sair para passear e ganhar uma plantinha. A iniciativa é lida”, enaltece. “Ganhei uma muda de ipê vou plantar na chácara junto com minha filha para dar exemplo de cuidar do meio ambiente”, planeja
 
O projeto Verde Novo é desenvolvido em cooperação técnica com o Município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde e patrocinado pelo Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas.
 
Dicas de plantio e cuidados com as mudas podem ser obtidos no hotsite do projeto. Acesse AQUI
 
 
Alcione dos Anjos/ Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br