Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

19.07.2021 15:59

TJMT realiza sétimo dia de prova oral do Concurso da Magistratura
Compartilhe
Tamanho do texto:
Para reforçar o quadro de juízes nas comarcas do interior do Estado e aprimorar a prestação de serviços, prioridade da gestão para o biênio 2021/2022, o Concurso Público de Provas e Títulos para o Ingresso na Magistratura de Mato Grosso está na quarta fase, que consiste nas provas orais dos candidatos habilitados. Nesta segunda-feira (19 de julho) ocorreu o sétimo dia das arguições, que serão finalizadas no dia 13 de agosto em razão do número de candidatos aptos para esta etapa.
 
Antes do início da sabatina foi realizado o sorteio da ordem de arguição de cada habilitado, que são avaliados pelos membros da Comissão Especial Examinadora, composta pelos desembargadores Carlos Alberto Alves da Rocha (presidente), Gilberto Giraldelli, Guiomar Teodoro Borges e pelo advogado Ulisses Rabaneda dos Santos.
 
Mais de cinco mil candidatos realizaram a primeira fase do certame (prova objetiva). Posteriormente ocorreram as provas discursivas e de sentença cível e criminal, até as avaliações orais, com 228 candidatos divididos em 12 grupos. Por dia são arguidos 20 candidatos, com exceção do último dia, quando serão arguidos oito participantes (sobra do número de candidatos aptos dividido por grupos de 20 pessoas).
 
Geraldo Magela Eleuterio conta que há muito tempo se dedica para ingressar na carreira da magistratura. Atualmente ele é concursado no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e espera passar para a próxima fase. “São sete anos estudando muito, abrindo mão de várias coisas, principalmente do lazer para me dedicar aos estudos.”
 
A última etapa do concurso será a avaliação de títulos, classificatória. Os candidatos que avançarem para esta fase apresentarão seus títulos à Comissão do Concurso, que serão examinados e somados pontos às suas notas, o que pode mudar a classificação do concurso. Foi o que explicou o advogado Ulisses Rabaneda.
 
“Cada título, como pós-graduação, mestrado, doutorado, ser aprovado em outros concursos, possui um peso que somam pontos para os candidatos e existem marcos temporais estipulados no edital para os títulos. Os títulos serão avaliados e os pontos agregados às notas que os candidatos obtiveram nas fases anteriores. Ultrapassada essa etapa, a banca entrega o resultado à Presidência do Tribunal para fazer as convocações”, complementa o advogado.
 
O resultado final será divulgado no dia 30 de setembro e a homologação no dia 7 de outubro.
 
As rodadas da prova oral ocorrem de segunda e sexta-feira, a partir das 9h, transmitidas pelo canal oficial do TJMT no Youtube (acesse AQUI). 
 
Sorteio de pontos Nesse domingo (18 de julho) a Comissão Examinadora realizou o sorteio de pontos do conteúdo programático sobre os temas a serem respondidos pelos candidatos no dia da arguição. O sorteio dos pontos ocorre sempre 24 horas antes do dia da realização da prova oral, com a participação dos candidatos sorteados para a prova deste dia 19/07. A transmissão ocorre ao vivo pelo Youtube oficial do TJMT (saiba AQUI como foi o sorteio). 
 
Calendário – A divulgação do resultado da prova oral ocorrerá no dia 19 de agosto de 2021. No dia 30/08 será realizada a avaliação dos candidatos inscritos nas vagas reservadas aos candidatos negros que se autodeclararam pretos ou pardos. O prazo para recurso quanto ao resultado da avaliação/autodeclarações será nos dias 2 e 3 de setembro.
 
Medidas de segurança e prevenção – Protocolos de segurança são adotados em virtude da pandemia da Covid-19 para os candidatos no dia da prova oral. É obrigatório o uso correto e permanente de máscara facial pelo candidato, higienização adequada das mãos, uso de álcool 70%, evitar cumprimentos com aperto de mãos ou beijos, distanciamento social de no mínimo 1,5 metro, proibição de aglomeração e se possível evitar uso de adornos como brincos e pulseiras.
 
Normativos - Todas as informações sobre o concurso estão disponíveis nos editais N. 01/2021/CMAG e Anexos I e II; N. 02/2021/CMAG e Anexos e N. 03/2021/CMAG, publicados na edição n. 10996 do Diário da Justiça Eletrônico (DJE) do dia 10 de junho de 2021 (leia AQUI). 
 
Confira mais notícias sobre o concurso:
 
Concurso da magistratura: candidatos são arguidos em mais um dia de prova oral
 
TJMT realiza quinto dia da prova oral do Concurso da Magistratura
 
Candidatos são arguidos no terceiro dia da prova oral do Concurso da Magistratura de Mato Grosso
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br