Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

04.08.2021 15:59

GMF lança projeto para cuidar da saúde mental de servidores de unidades penais, inscrição até dia 9
Compartilhe
Tamanho do texto:
Para cuidar da saúde mental das pessoas que trabalham nas unidades penais existentes no Estado de Mato Grosso foi lançado na terça-feira (3 de agosto), às 19h, o projeto Estudando a Reeducação – Psicanálise no Cárcere. Coordenado pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Penitenciário de Mato Grosso (GMF), o evento foi realizado virtualmente, pela plataforma Teams e, na prática, vai oferecer sessões gratuitas de psicanálise, por seis meses, de forma a ajudar os profissionais em situação de estresse pelo trabalho no ambiente carcerário, agravada pela pandemia da Covid-19.
 
As inscrições já estão abertas e seguem até 9 de agosto, devendo ser feitas por formulário específico (no fim da matéria). Inicialmente, serão ofertadas 13 vagas e ao se candidatar o profissional deve escolher um dos psicanalistas voluntários: Anita Faria, Gabriela Rangel, Nayara Brum e Rodrigo Barradas. O projeto obedece ao sigilo característico da psicanálise e os inscritos ouvidos pelos terapeutas não terão a identidade revelada.
 
Presente no lançamento, o juiz Geraldo Fidelis, coordenador do GMF, afirmou aos profissionais presentes que a questão de saúde é um tema muito sensível e deve ser amplamente cuidado. “A saúde mental dentro de um ambiente tão delicado quanto o de cárcere privado merece cuidado, ambiente este que vocês vivem cotidianamente. Tanto eu quanto o desembargador Orlando Perri, ficamos contentes com a possibilidade de dar essa atenção muito especial a pessoas que cuidam de pessoas com carinho e fraternidade.”
 
Também a representante da equipe de gestão de projetos do GMF, Aliana Vançan, registrou que “esse projeto, assim como a maioria do trabalho desenvolvido pelo setor, é feito com profissionais voluntários, celebrando a responsabilidade social e as pessoas que se envolvem para repensar o cárcere, analisar dificuldades, fazer a escuta ativa e cooperar para o desenvolvimento do trabalho no sistema penitenciário em Mato Grosso”.
 
A coordenadora de Educação na Penitenciária Central do Estado, Rozelvira Salles, destacou o quanto é grande o preconceito dentro das penitenciárias para exemplificar a importância do projeto. “Eu tenho que abrir portas para a educação para aquelas pessoas que estão privadas de liberdade. Até eu alcançar meu objetivo é uma exaustão enorme. Tenho que provar o tempo todo a importância da educação e isso causa um cansaço muito grande. Todos os dias tenho que convencer o meu colega de trabalho, o recuperando, a sociedade. Esse é um trabalho de convencimento dia após dia. Eu acredito no sistema penitenciário.”
 
Também Lucineia Zanutto, servidora da Escola Penitenciária, apontou que é importante ouvir os servidores do sistema penitenciário, entender suas ideias e pontuações até para poder investir futuramente na qualidade do ambiente de trabalho. “Esse projeto, ao contemplar, todos os servidores, independente do cargo que ocupam, vai proporcionar que o serviço chegue àqueles mais precisados. O sistema prisional é formado por multiprofissionais, cada um com um olhar diferente, educação, psicologia, garantia de direitos. Vejo que é importante que todos convivam em um ambiente de trabalho saudável e tenham a mente sã para poder atender à demanda existente.”
 
A ação é uma parceria entre o GMF, a Superintendência de Política Penitenciária (Saap), a Escola Penitenciária e o grupo Psicanálise na Rua. Para se cadastrar para as sessões de psicanálise basta ler o QRCODE na arte gráfica do projeto ou clicar no link https://forms.gle/r7Xhr2RiRucPLduCA .
 
Leia mais sobre o GMF:
 
GMF lança projeto “Escutando a Reeducação – Psicanálise no Cárcere” na noite desta terça-feira

Pessoas privadas de liberdade participam de Sarau Cultural Artes, Encontro e Afetividades
 
GMF-MT lança projeto ‘Apodere-se Mulher’ voltado a reeducandas do sistema penitenciário do Estado
 
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br