Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

13.08.2021 16:32

Comissão lança Guia de Combate ao Assédio Moral, Sexual e Virtual no trabalho
Compartilhe
Tamanho do texto:
A mesma medida para todos. O slogan traduz com fidelidade o objetivo do mais novo manual de boas práticas em convivência no ambiente de trabalho do Poder Judiciário de Mato Grosso. Lançado nesta sexta-feira (13 de agosto), o Guia de Combate ao Assédio Moral, Sexual e Virtual no Trabalho é uma iniciativa da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual do Segundo Grau de Jurisdição do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e visa garantir que todos saibam como manter um ambiente de trabalho harmonioso.
 
De acordo com o Presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual do 2º Grau de Jurisdição, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, o guia atende à Resolução n° 351 do Conselho Nacional da Justiça, publicada em 28 de outubro de 2020, que instituiu a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação.
 
"Dentre as atribuições da comissão, destaca-se a de promover ações de prevenção, conscientização e combate às atitudes que favoreçam o assédio e o desrespeito aos valores profissionais do serviço público judiciário e da magistratura. E a elaboração do guia vem cumprir justamente este papel, o de informar e gerar uma reflexão nos membros do Poder Judiciário sobre a importância de se preservar um ambiente de trabalho saudável, harmonioso e livre de assédio", esclarece o desembargador Rubens.
 
Virtual - E para que todas as pessoas que atuam na instituição possam se informar com facilidade sobre os seus direitos e deveres acerca do tema, o Guia foi desenvolvido em formato de e-book (livro virtual), com ilustrações coloridas e linguagem simples e direta. Além de poder ser baixado gratuitamente em qualquer plataforma eletrônica, como celulares, tablets e computadores, o Guia de Combate ao Assédio Moral, Sexual e Virtual no Trabalho possui diversos trechos com hiperlinks, onde os leitores e leitoras vão poder se aprofundar sobre os temas apresentados.
 
Temas - Entre os principais temas que podem ser encontrados no guia, figuram:
 
- O que é, quais são as características e quais são os tipos de assédio moral, sexual e virtual?
- Quais atitudes que indicam assédio moral, sexual e virtual?
- Qual é o perfil de quem pratica assédio moral?
- O que não é assédio moral, sexual e virtual
- Etiqueta moral, sexual e virtual
- Causas e consequências do assédio moral, sexual e virtual
- O que diz a Lei?
- Consequências legais para quem pratica o assédio sexual e moral
- Como prevenir, provar e denunciar o assédio?
 
Orientação - De acordo com a supervisora geral do guia e membro da comissão, Randis Meyre, é importante ressaltar que o propósito do material não é acusar ou censurar, mas promover a construção conjunta de uma cultura organizacional mais empática.
 
"A finalidade do Guia é despertar a consciência das pessoas sobre determinados comportamentos que muitas vezes estão arraigados na cultura organizacional e passam despercebidos. Para isso, é essencial que todos se mantenham vigilantes e procurem sempre exercitar a autocrítica. Além do guia, também será criado um canal de manifestação, para que as pessoas possam reportar situações de assédio”, informa Randis.
 
Por fim, vale destacar que outro grande destaque do guia é a presença de um capítulo voltado para as relações no ambiente virtual de trabalho.
 
"Com a chegada da pandemia da Covid-19, o teletrabalho se tornou comum para grande parte dos magistrados e servidores. Mas, com isso também vieram as boas e as más práticas no tocante às relações interpessoais. E como se sabe, o que acontece no ambiente virtual é apenas um reflexo do que já existe na vida real. Por isso, achamos importante tratar a temática do assédio dentro desse novo contexto", destaca o desembargador Rubens.
 
Clique AQUI para acessar o Guia de Combate ao Assédio Moral, Sexual e Virtual no Trabalho.
 
Mariana Vianna
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br