Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

18.08.2021 09:16

Ouvidoria da Mulher do Judiciário é canal para denúncias de violência doméstica
Compartilhe
Tamanho do texto:
A denúncia de violência física ou psicológica é importante para quebrar o ciclo da violência vivido por muitas mulheres. Um canal para que as vítimas de violência doméstica e familiar possam denunciar é a Ouvidoria da Mulher, um serviço oferecido pelo Poder Judiciário de Mato Grosso. Além de receber denúncias, a Ouvidoria da Mulher facilita o acesso à Justiça, recebe reclamações e sugestões sobre processos em trâmite e também tira dúvidas e promove a escuta ativa da mulher.
 
Qualquer pessoa pode utilizar a Ouvidoria da Mulher para fazer denúncia, um grande passo para a responsabilização do agressor, que muitas vezes pode impedir o feminicídio.
 
Na Ouvidoria da Mulher o recebimento de qualquer demanda é tratada de forma adequada e especializada sobre as questões de violência doméstica e violação dos direitos da mulher.
 
Para fazer qualquer manifestação na Ouvidoria da Mulher acesse o site do Tribunal de Justiça de Mato Grosso: www.tjmt.jus.br , no banner específico ou pelo ClickJud e preencha o formulário eletrônico.
 
O contato também pode ser feito por e-mail: ouvidoria@tjmt.jus.br .
 
Através da Ouvidoria da Mulher também é possível proceder com o encaminhamento das vítimas para autoridades competentes.
 
Cabe à Ouvidoria da Mulher receber informações, sugestões, reclamações, denúncias, críticas e elogios sobre as atividades do Poder Judiciário relativas à violência doméstica; receber reclamações referentes à falta ou à inadequação/morosidade dos atendimentos no âmbito do Poder Judiciário e diligenciar junto aos setores competentes; receber denúncias de violência doméstica ou de violação aos direitos da mulher e encaminhá-las aos órgãos competentes para que se proceda a devida apuração e informem para a interessada quais as providências adotadas. e familiar; promover campanha de sensibilização de violência doméstica contra a mulher e propor parcerias com as instituições envolvidas no enfrentamento à violência contra a mulher, para o aperfeiçoamento dos serviços prestados à sociedade nessa área.
 
Criada em março deste ano, a Ouvidoria da Mulher foi aprovada por unanimidade pelo Conselho da Magistratura do TJMT.
 
Quebre o Ciclo – O Poder Judiciário realiza várias ações no enfrentamento à violência contra a mulher. A campanha “Quebre o Ciclo – A vida recomeça quando a violência termina”, mostra que as mulheres vítimas de violência não estão sozinhas. A equidade de gênero, a valorização e fortalecimento das ações voltadas para essa temática é uma das bandeiras da gestão para o biênio 2021/2022, presidida pela desembargadora Maria Helena Póvoas.
 
A campanha realiza várias ações para propagar as orientações por meio da imprensa, além de formar parcerias com os poderes Executivo e Legislativo para fortalecer, nos municípios, a rede de proteção à mulher vítima de violência doméstica, entre outras.
 
Acesse AQUI o hotsite da campanha. 
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br