Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

30.08.2021 09:04

Verde Novo promove ‘delivery’ de mudas no Residencial Alice Novacki
Compartilhe
Tamanho do texto:
O ‘delivery’ do projeto Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso, esteve na tarde de sexta-feira, 27 de agosto, no Residencial Alice Novacki, região do Distrito Industrial em Cuiabá, onde foram entregues mudas de árvores nativas e frutíferas. Ao todo foram disponibilizadas 500 mudas de ipê roxo, rosa e amarelo, e também oiti, copaíba, goiaba, acerola e pitanga, que foram entregues gratuitamente à população.
 
A ação teve início às 15 horas. A van do projeto, com a equipe do Juizado Volante Ambienta (Juvam), parou em frente ao CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Aliane Fátima Monteiro. A diretora do Centro Kássia Sakamoto foi a primeira a pegar mudas de espécies frutíferas, que serão plantadas na área do CMEI assim iniciar a primavera em setembro.
 
“Eu acho essa uma ação maravilhosa. Cuiabá está precisando voltar a ser a cidade verde. Temos cortes de árvores na cidade, muito desmatamento e queimadas em nosso estado, muito calor. Essa ação contribui demais para esse novo verde que precisamos. Vamos plantar essas mudas e mostrar aos nossos alunos a importância de se cuidar das árvores e da preservação ambiental”, pontou a diretora.
 
Logo após a entrega em frente ao CMEI, a van passou a percorrer as ruas do Residencial, com o auxílio de um carro de som anunciando aos moradores a distribuição gratuita das espécies. Toda a ação foi desenvolvida respeitando os protocolos necessárias de prevenção a covid-19. Os moradores foram orientados a permanecerem em frente as residências para não gerar aglomeração e a usarem máscaras.
 
A moradora Valdevina Gonçalves de Souza ficou com mudas de goiaba, pitanga e acerola que serão plantadas em um terreno da prefeitura localizado no bairro. No local, a moradora e uma amiga já cultivam outras espécies e trabalham para fazer do espaço uma área verde que possa ser desfrutada por todos. “Precisamos das árvores. Prestem atenção no calor que tem feito, no sol muito quente. As árvores são necessárias para nos ajudar a enfrentar esse clima, especialmente em Cuiabá. Agradecemos muito ao projeto pelas mudas, vamos cuidar muito bem delas para que se tornem lindas árvores”.
 
Além da doação das mudas, a equipe do Verde Novo também orienta os moradores quais locais e espécies são mais adequados ao plantio.
 
“Nessa época do ano que mais percebemos o quanto é necessitário que sejam feitos novos plantios de árvores. A oiti, por exemplo, gera uma sombra muito boa e agradável para a população, o que ajuda muito a reduzir a temperatura local”, explica a engenheira florestal do Verde Novo, Rosiani Carnaíba. A engenheira destaca que é necessário que a população ajude não somente plantando, mas também cuidando das mudinhas, com especial atenção à irrigação.  
 
Verde Novo – O Verde novo é um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado pelo Juvam de Cuiabá, desenvolvido em cooperação técnica com o Município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde e patrocinado pelo Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas. O projeto Verde Novo também conta com a parceria da TV Centro América, na divulgação.
 
Veja AQUI o vídeo desta matéria. 
 
Veja tudo sobre o projeto AQUI
 
Angela Jordão
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br