Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

09.09.2021 15:18

Carlos Alberto fala sobre carreira na 7ª edição do programa Por dentro da Magistratura
Compartilhe
Tamanho do texto:
Já está disponível no YouTube do TJMT entrevista com o desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, que neste episódio falou sobre como começou sua carreira na magistratura, sobre o atual concurso para ingresso na magistratura, características de juízes que atuam nos juizados especiais, sobre a participação do magistrado na administração do Judiciário e muito mais.
 
Filho de advogado, Carlos Alberto contou que antes da magistratura era apaixonado pela medicina. “Meu pai era advogado e tinha um consultório ativo desde 1970. Como eu precisava ajudar, trabalhava no escritório e lidava com direito, mas sempre sonhando com medicina. Então fui trabalhar no Tribunal de Justiça de São Paulo e percebi que a carreira no Direito era o melhor para mim. Trabalhando na biblioteca da Instituição, comecei a conviver com advogados, juízes e desembargadores e me apaixonei pela magistratura. Na época a carreira da magistratura era algo inatingível e isso me despertou muito. Estou realizado.”
 
Falou também sobre o perfil dos candidatos que buscam uma vaga na magistratura atualmente ressaltando que aqueles que optam pela carreira de juiz agora são aqueles que já tem uma história com o Poder Judiciário. “Hoje o único talvez que fique para ser magistrado é a sua vocação. Aquela ideologia de fazer justiça e de julgar. Atrativo financeiro isso não existe mais. A questão de trabalho, o que tem mais deve ser o magistrado, sem dúvida. Questão de cobrança, também é o magistrado. Ficou difícil realmente ingressar na carreira e continuar. Terminamos a prova oral e vamos entrar na fase de pontuação dos títulos. Em um levantamento dentre aqueles que fizeram a prova oral, a maior parte são servidores do Poder Judiciário, assessores do Brasil inteiro. Esses candidatos eles têm afeto ao Poder Judiciário e vivem o dia a dia da Instituição.”
 
Assista à íntegra do programa AQUI
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br