Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

15.09.2021 09:44

Judiciário capacita agentes da Justiça Comunitária em combate à violência contra a mulher
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher) no âmbito do TJMT promove, nos dias 21 e 22 de setembro (terça e quarta-feira), capacitação de combate e prevenção à violência contra a mulher voltada para os agentes comunitários de Justiça e Cidadania.
 
O público alvo da qualificação são homens e mulheres que atuam na Justiça Comunitária na capital e outras 19 comarcas de Mato Grosso que possuem a Justiça Comunitária instalada. Para participar o agente deve realizar inscrição, até às 16h do dia 18/09 (sábado), clicando AQUI .
 
A coordenadora da Cemulher, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro irá fazer a abertura do evento on-line. “A capacitação visa aprimorar ainda mais o atendimento prestado pelo Judiciário. Os agentes comunitários tem contato direto com as famílias e podem detectar uma possível vítima de violência doméstica, informar o sobre seus direitos e aproximá-la da solução dos seus problemas”, explica a magistrada.
 
Além da parceria entre Cemulher e Justiça Comunitária, a capacitação conta com apoio da Escola dos Servidores do Poder Judiciário, que fornecerá o link de acesso dos participantes à plataforma Microsoft Teams após efetivação da inscrição.
 
Os temas: Evolução do direito das mulheres; Surgimento da Lei Maria da Penha; Ciclo da Violência Doméstica; Identificando a violência doméstica; Medida Protetiva de Urgência e Legislação de proteção às vítimas de violência domésticas serão abordados no primeiro dia de evento, a partir das 19h30, pela juíza da Primeira Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Cuiabá, Ana Graziela Vaz de Campos Alves Correa.
No segundo dia, a coordenadora de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da PMMT, Ten. Cel. Emirella Perpétua Souza Martins, falará sobre o funcionamento da Patrulha Maria da Penha e a assistente social da Cemulher, Adriany Sthefany de Carvalho, fechará o curso explicando como funcionam as Redes de Enfrentamento no Estado.
 
Campanha – O TJMT, sob a presidência da desembargadora Maria Helena Póvoas, lançou em março deste ano a campanha ‘A vida recomeça quando a violência termina: quebre o ciclo’, para enfrentamento da violência doméstica contra a mulher. O fortalecimento de ações como esta, voltada à violência contra a mulher é uma das seis diretrizes da atual gestão do Poder Judiciário estadual (biênio 2021/2022).
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br