Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

24.09.2021 16:22

Policiais que atuam na Coordenadoria Militar do TJMT são capacitados para operar drones
Compartilhe
Tamanho do texto:
Policiais que atuam na Coordenadoria Militar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso participam esta semana do Curso de Operação com Aeronaves Remotamente Controladas–drones. O curso visa à qualificação e o aprimoramento da atuação dos Policiais que operam no Tribunal de Justiça e com isso melhorar os serviços prestados junto à segurança da instituição.
 
Com aulas teóricas e praticas e duração de 24 horas divididas em três dias, 23 a 25 de setembro, a capacitação está sendo desenvolvida em parceria com o SENAR-MT (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) que tem habilitação para ministrar este tipo de curso. Os participantes receberão certificação.
 
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estabelece regras para a utilização dos drones e exige capacitação, licença e certificação para a operação. Dentre os diversos temas abordados no curso estão o conceito de drone, definição, origem e evolução tecnológica do equipamento e boas práticas de voo, além de das Regras Anac e a legislação vigente.
 
O instrutor do Senar-MT, Paulo Roberto de Oliveira Filho aponta que a atenção é um dos principais requisitos para a boa condução do equipamento. “É preciso ter muita atenção aos detalhes capturados pelo equipamento. Além disso, a capacitação é necessária para garantir a durabilidade do aparelho, evitar erros operacionais e quedas do equipamento”.
 
“É um aprendizado muito importante para nossa atuação. Um curso completo, onde estudamos desde a legislação até a operação em si, com aulas no simulador e as aulas práticas, que se mostraram bem mais fáceis do que parecia”, destacou a 2ª Tenente da Polícia Militar Silvania Pena de Menezes.
 
O uso de drones é necessário em diferentes operações, como eventos especiais com a presença de autoridades civis e militares, missões especiais, simulações e perícias, entre outros.
 
Angela Jordão
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br