Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

24.09.2021 20:38

Setembro da paz: TJMT e parceiros lançam projeto para resgatar saúde mental de policias penais
Compartilhe
Tamanho do texto:
De acordo com dados da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP) de Mato Grosso, no ano passado 830 licenças para tratamento de saúde foram solicitadas por policiais penais do Estado. Deste total 1/3 dos afastamentos foram pedidos por transtornos mentais e de comportamento. Em 2021, já são 106 afastamentos de profissionais para tratamento de saúde.
 
Os números revelam que o ambiente inóspito das unidades prisionais afeta a saúde mental dos profissionais e com a chegada da pandemia o adoecimento dos policiais penais tem se agravado. E para mudar este cenário, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, por meio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário de Mato Grosso (GMF-MT) e Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (NUGJUR), criou o projeto "Setembro da paz - Policiais Penais: Impactos da pandemia nas relações de trabalho no Sistema Penitenciário", que conta com a parceria da SAAP e do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen/MT) e tem o intuito de cuidar daqueles que cuidam dos reeducandos.
 
O projeto, em alusão ao Setembro Amarelo (campanha de prevenção ao suicídio), promoverá 10 Círculos de Construção da paz neste mês com os policias penais. Para isto, os profissionais devem se inscreverem pelo formulário deste link https://forms.gle/M6JDuAr8MRfqh9LA6. Os encontros virtuais são fechados, via plataforma Teams, com duração de aproximadamente 2 horas.
 
A cerimônia de lançamento do “Setembro da paz” ocorreu na manhã de sexta-feira (24), por videoconferência e foi transmitida pelo canal oficial do TJMT no Youtube.
 
“Sempre tive a preocupação de levar para o Judiciário uma forma diferenciada de tratamento, mais humanizado de todos aqueles que fazem parte do Sistema Judiciário. A começar daqueles que estão cuidado da vida dos que estão em penas privativas de liberdade. Hoje estamos lançando a pedra fundamental para as futuras gerações começarem a despertar para a realidade da cultura de tomar para si a responsabilidade das consequências das suas ações”, declarou a presidente do NUGJUR, desembargadora Clarice Claudino da Silva na abertura do evento.
 
O supervisor do GMF-MT, desembargador Orlando de Almeida Perri, destacou que não existe ambiente mais hostil, a não ser o de campo de batalha, do que o do sistema penitenciário. “É um trabalho extremamente estressante, de alto risco, o número de afastamento por causa de doenças emocionais é elevadíssimo, casos de depressão e até suicídio. Uma situação preocupante”, afirmou. “Acredito que a Justiça Restaurativa é a justiça do futuro e estamos levando estratégias dela para responder a pergunta: Como podemos humanizar esse ambiente hostil entre presos e policias penais?”
 
O secretário adjunto da SAAP, Jean Carlos Gonçalves, admitiu viver um misto de sentimentos. “Fico triste pelas perdas que tivemos e pelos números de doentes que a categoria vem apresentando. Porém, sinto muito alegria em participar deste momento em que um projeto volta os olhos para meus pares, buscando melhorar a qualidade de vida dos policiais penais”, declarou. “Esse projeto é de extrema importância, deixamos de ser invisíveis para a sociedade, estamos sendo acalentados pela primeira vez”.
 
O presidente do Sindspen/MT, Amauri Benedito Paixão, contou que tem 29 anos de profissão, já foi feito duas vezes de refém em rebeliões de presos, sofreu de depressão e precisou se afastar para tratar da sua saúde. “É uma profissão de risco, mas é encarada com muita responsabilidade. O fato de termos tantos afastamentos significa que essas pessoas se doaram para essa profissão”, aponta. “Hoje o policial penal é qualificado para dentro do cárcere preservar a integridade do preso e no final da pena dele devolver um cidadão melhor para a sociedade. Mas como fazer isso com tatos conflitos? Eu penso que esse projeto é o caminho. Ficamos felizes porque as autoridades estão olhando para a gente”, declara.
 
Ainda participaram do evento a juíza-coordenadora do Nupemec, Cristiane Padim da Silva; o juiz -coordenador do GMF-MT, Geraldo Fernandes Fidelis; o juiz-coordenador do NugJur, Túlio Duailibi Alves Souza; a coordenadora do Núcleo de Educação nas Prisões da Secretaria de Segurança Pública, Fabiana Magalhães; o deputado estadual João Batista; a promotora de Justiça do Núcleo de Execução Penal, Josane Fátima de Carvalho Guariente; o defensor público José Carlos Evangelista; facilitadores do NUGJUR; e policiais penais.
 
 
Assista a cerimonia de lançamento AQUI.
 
Veja AQUI o vídeo desta matéria.
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br