Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

04.10.2021 08:20

Cejusc de Rondonópolis se mobiliza para Semana Nacional de Conciliação
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Poder Judiciário de Mato Grosso estará concentrado na resolução consensual de conflitos durante a XVI Semana Nacional de Conciliação. O Cejusc da Comarca de Rondonópolis (a 212 km ao sul de Cuiabá) já recebeu e agendou, até este momento, 159 audiências para os dias 8 a 12 de novembro de 2021, quando ocorre o evento. Nesse período são reunidos processos judiciais que tenham possibilidade de acordo para a designação de audiências de conciliação para que as partes possam negociar diretamente entre si e solucionar o caso.
 
A Semana Nacional de Conciliação é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com foco na pacificação social para promover o maior número de acordos possível nos tribunais de todo país.
 
De acordo com o juiz-coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Wanderlei José dos Reis o trabalho na unidade está a todo vapor. Ofício foi enviado a magistrados e magistradas para que selecionassem processos passíveis de conciliação.
 
“Desde o dia 30 de agosto Rondonópolis tem se preparado para esse momento tão oportuno e especial para a política de tratamento de conflitos. O chamado foi acolhido pelos colegas, tal como se vê nos números. Mas estimo que esses números possam ainda ser superados por iniciativa dos juízos ou mesmo a pedido das partes ou através dos advogados e advogadas.”
 
Ainda conforme o magistrado, esse período de mobilização voltado à pacificação social tem grande significado e importância. “Para o jurisdicionado entendo que a Semana Nacional de Conciliação representa mais uma oportunidade para que a controvérsia e a possível demanda que dali poderia nascer seja resolvida antes de se ter um processo judicial. O Cejusc representa um novo paradigma para justiça brasileira e nós temos o privilégio de viver esse momento ímpar em que se busca mudar da cultura do litígio para a cultura da autocomposição”, afirma.
 
Iniciativas para a Semana – O Cejusc de Rondonópolis tem realizado ações simples e práticas utilizando os recursos disponíveis para a divulgação da Semana Nacional da Conciliação, como a publicação diária do banner da campanha no status do WhatsApp Business, um dos canais de acesso direto com a unidade. Dessa forma, segundo o juiz, as pessoas que tenham o telefone do Cejusc agendado em seus aparelhos podem visualizar a arte e se inteirarem da campanha.
 
Outra ação desenvolvida pela equipe do Cejusc é a comunicação voltada para advogados, advogadas, defensores e defensoras por meio do próprio agendamento na plataforma Teams e do WhatsApp, em reforço e apoio às comunicações feitas pelas Varas.
 
A equipe também anexou na certidão de agendamento um vídeo sobre como acessar a audiência por videoconferência para que advogados e advogadas tenham mais facilidade para ingressarem na sessão no dia designado.
 
A utilização de um QR Code é mais uma inovação que permite maior acesso às partes e operadores e operadoras do Direito e quem explica é o próprio juiz. “Nos casos em que ainda não houve citação, como em alguns processos dos Juizados, a secretaria do Cejusc tem providenciado que as certidões de agendamento também tenham um QR Code, que é replicado nos mandados e cartas, facilitando o acesso na audiência virtual”, diz Wanderlei José dos Reis.
 
A conciliação é uma forma pacífica de resolver conflitos por meio do diálogo, que pode ser realizada antes que o conflito se torne um processo ou mesmo durante uma ação judicial.
 
As solicitações de realização de audiências devem ser feitas no período de 23 de agosto a 17 de outubro. Acesse AQUI para fazer o cadastro na Semana Nacional de Conciliação.
 
Cejuscs - As audiências da fase pré-processual serão realizadas sob a coordenação dos Cejuscs localizados em Cuiabá (da capital, da Infância e Juventude, do Juvam, dos Juizados Especiais Cíveis da Capital, Cejusc Virtual Estadual e Cejusc Virtual Empresarial) e também nos 37 Cejusc’s do interior do estado.
 
No interior em Água Boa, Alto Araguaia, Alto Garças, Alta Floresta, Arenápolis, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Canarana, Chapada dos Guimarães, Colíder, Comodoro, Diamantino, Guarantã do Norte, Jaciara, Juara, Juína, Lucas do Rio Verde, Mirassol D’Oeste, Nova Mutum, Nova Xavantina, Paranatinga, Pontes e Lacerda, Peixoto de Azevedo, Poxoréu, Primavera do Leste, Rondonópolis, São Félix do Araguaia, São José do Rio Claro, Sapezal, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Várzea Grande e Vila Rica.
 
Clique AQUI para ver o endereço e contato dos Cejuscs da sua cidade.
 
Leia mais sobre o assunto:
 
XVI Semana da Conciliação: Portal do TJMT disponibiliza banner para interessados em conciliar
 
XVI Semana Nacional de Conciliação: inscrições começam na segunda-feira (dia 23)
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br