Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

21.01.2022 13:10

Autoridades parabenizam Judiciário e desejam sucesso aos novos (as) juízes e juízas
Compartilhe
Tamanho do texto:
Nesta sexta-feira (21), o Primeiro Grau de Jurisdição recebeu um reforço significativo. A presidente do Poder Judiciário de Mato Grosso desembargadora Maria Helena Póvoas comandou a solenidade de posse dos 25 novos juízes e juízes substitutos (as) da Justiça Estadual. “Cumprimento e parabenizo aos empossandos e empossandas pela vitória nesta tão dura jornada. Este momento de glória, satisfação e de vitória não é apenas de vocês também é para este Tribunal um momento de plena satisfação”, afirmou a presidente.
 
Devido a medidas de biossegurança, impostas para conter a contaminação pela Covid-19 e Influenza H3N2, a cerimônia foi realizada no Plenário 1 do Tribunal de Justiça do Estado, em Cuiabá, e transmitida pelo canal do Youtube do TJMT (https://www.youtube.com/watch?v=tKK92mBb2mE). A Alta Administração do TJMT e o Pleno do Tribunal prestigiaram o evento por meio da sala virtual. Autoridades do Estado também compuseram o dispositivo virtual.
 
Por meio de um vídeo que foi reproduzido no telão do plenário, o governador do Estado, Mauro Mendes parabenizou os empossados e empossadas e desejou sucesso na nova carreira. “Primeiro quero parabenizar todos os juízes e juízas que passaram no concurso e hoje tomam posse para integrar esta importante carreira do Judiciário do Estado de Mato Grosso. Desejo que todos a partir deste momento, exercendo essa nobre função nas diversas comarcas do nosso Estado que possam contribuir com o Judiciário nas enormes demandas que o judiciário tem e prestar esse importante serviço a nossa sociedade. Que todos tenham uma exitosa carreira e possam orgulhar cada vez mais o Judiciário de Mato Grosso”.
 
O presidente da Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam), juiz Tiago Souza Nogueira de Abreu, também por meio de vídeo deu boas-vindas aos novos (as) colegas. “A Amam está de portas abertas para vocês. Ao longo do período de formação estaremos muito próximos e com muita alegria. Na Amam vocês encontrarão o apoio necessário para a defesa das suas prerrogativas e dos seus direitos no exercício da magistratura. Desejo a vocês sucesso, sabedoria e que Deus abençoe cada um”. O magistrado também agradeceu o empenho da gestão do TJMT em priorizar o Primeiro Grau de jurisdição. “É uma alegria para nós, na data de hoje estar recebendo esses 25 novos colegas. Inicialmente quero agradecer a presidente do TJMT, desembargadora Maria Helena Póvoas, aos demais desembargadores desta gestão e a todos os integrantes do Pleno por este dia histórico”, elogiou. “Mato Grosso realmente necessita desses novos 25 juízes nas comarcas do interior. Isso é algo que nos elogiamos, pois precisamos priorizar o Primeiro Grau e a desembargadora vem cumprindo essa missão”.
 
O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Conselheiro José Carlos Novelli parabenizou o judiciário e destacou que o reforço irá melhorar o atendimento ao cidadão. “É com muita alegria que falo nessa cerimônia dos 25 juízes de direito empossados pela presidente do TJMT, desembargadora Maria Helena Póvoas. Parabenizo a desembargadora e o Poder Judiciário como um todo por ter concretizado o concurso com a posse desses juízes que vão prestar um relevante servido à população de Mato Grosso, principalmente a do interior do Estado, garantindo a prestação da justiça diretamente para o cidadão”.
 
O procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, José Antônio Borges destacou que os novos(as) magistrados (as) vão atuar nas Comarcas mais distantes. “Quero cumprimentar a presidente do TJMT, desembargadora Maria Helena Póvoas, que está dando posse aos 25 juízes e juízas que passaram no último concurso da magistratura e dessa forma suprindo as vagas das comarcas mais distantes onde havia vacância. Importante salientar que o acesso à Justiça só se dá desta forma, tendo juízes vivenciando a realidade dessas comarcas”, analisou. “Também desejo a esses novos profissionais da magistratura sucesso absoluto na carreira, compromissados em cumprir a Constituição Federal, Estadual e as Leis deste país. Que Deus ilumine os senhores e as senhoras”.
 
O defensor público-geral, Clodoaldo Gonçalves de Queiroz, comemorou o feito. “A nomeação de novos juízes é uma grande notícia para quem opera o Direito e a população do Estado de Mato Grosso. Há tempos que a quantidade de magistrados, assim como membros do Ministério Público e especialmente da Defensoria Pública, está muito aquém para as necessidades do bom funcionamento da Justiça de Mato Grosso. Assim fica aqui meus parabéns a Diretoria do TJMT, representada pela sua presidente, desembargadora Maria Helena Póvoas, por ter conseguindo atender esta demanda e por ter realizado estre grande feito”, afirmou.
 
Também prestigiaram o evento os juízes auxiliares: Rodrigo Curvo (Ouvidor-Geral), Adriana Sant’anna Coningham, Paulo Marcio de Carvalho, Aristeu Vilela, Edson Dias Reis, Christiane Costa Marques e Eduardo Calmon, além da presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso.
 
Os 25 juízes e juízes empossados (as) serão designados para 18 comarcas de Primeira Instância: Alto Garças, Alto Araguaia, Apiacás, Aripuanã, Campinápolis, Colniza, Cotriguaçu, Guarantã do Norte, Marcelândia, Matupá, Novo São Joaquim, Porto Alegre do Norte, Porto dos Gaúchos, Porto Esperidião, Ribeirão Cascalheira e Terra Nova do Norte.
 
Confira o nomes dos magistrados e magistradas que tomaram posse..
 
Veja outras fotos da posse em nosso Flickr.
 
Veja como foi a cerimônia de posse.
 
Alcione dos Anjos/ Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br