Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

28.01.2022 14:49

Escola da Magistratura de MT aperfeiçoa gestão educacional com uso da plataforma EducaEnfam
Compartilhe
Tamanho do texto:
A partir desta quinta-feira (27 de janeiro), a Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) compartilha do sistema EducaEnfam, plataforma digital da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) para gestão educacional. Chamado “Módulo de Eventos” desse sistema irá automatizar as tarefas que atualmente são realizadas manualmente pela Esmagis. A medida resultará em ganho de tempo, mais eficácia nos resultados e evitará retrabalho.
 
O gerenciamento administrativo dos cursos desenvolvidos pela Esmagis, possibilita que todas as etapas de um evento sejam realizadas em um único local. Isso porque o sistema admite desde o gerenciamento das inscrições, frequências e avaliações. O próprio sistema ainda confere o percentual de presença de cada um dos inscritos, bem como outros filtros escolhidos pela escola e, se o aluno estiver dentro dos parâmetros exigidos, ao final da atividade pedagógica, disponibiliza o certificado.
 
Atualmente, esse trabalho é realizado pela Esmagis de forma totalmente manual. De acordo com o secretário-geral da Esmagis, Frederico Côsso, a automatização dessas tarefas é uma medida urgente.
 
“Nossa necessidade é premente. Com o advento dos webinários e demais atividades por videoconferência no ano passado, o número de eventos e de participantes cresceu muito, mas a quantidade de servidores da Escola continuou a mesma. Somente no ano de 2021, realizamos 36 capacitações, somando 389 horas-aula em que 4.492 usuários (magistrados, operadores do direito, conciliadores e mediadores) se inscreveram. Em conversa com o diretor-geral da Esmagis-MT, desembargador Marcos Machado, vislumbramos a possibilidade de utilizar esse módulo regional que trará ganhos incontáveis para a magistratura mato-grossense e, consequentemente, para a entrega jurisdicional à população.”
 
A plataforma já é utilizada pela Escola Nacional para inscrição de cursos EAD e virtual em todo o Brasil, por conta disso, muitos juízes mato-grossenses já têm registro na plataforma. Aqueles que ainda não tiverem, a própria Esmagis-MT realizará o cadastro.
 
O EducaEnfam pode ser acessado pelo link https://educa.enfam.jus.br.
 
Módulo Nacional – A Escola também utiliza o Módulo Nacional EducaEnfam que facilita a gestão e o compartilhamento de dados públicos entre a Enfam e as Esmagis-MT. Ele é formado por três módulos sendo ‘Gestão de Cursos e Eventos’ (gerencia atividades relacionadas a cursos e eventos credenciados); Banco Nacional de Formadores (com informações sobre os 1716 docentes oficiais da Enfam) e Credenciamento (utilizado para solicitação de credenciamento de cursos oficiais)
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br