Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

07.02.2022 16:41

Magistrados(as) compartilham experiências com novos juízes(as) que participam do curso de formação
Compartilhe
Tamanho do texto:
A oitava aula do Curso Oficial de Formação Inicial para Novos Magistrados (Cofi), foi marcada pela troca de experiências e dicas importantes entre os novos magistrados e os juízes e juízas que já atuam na Instituição.
 
A aula ocorreu de forma híbrida, com a participação à distância da juíza titular da Primeira Vara Criminal de Tangará da Serra (a 239 km a médio-norte de Cuiabá), Edna Ederli Coutinho. Os 25 novos magistrados e magistradas se reuniram presencialmente, nesta sexta-feira (4 de fevereiro) na Escola da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT). No segundo momento os novos integrantes do Judiciário contaram com a palestra do juiz da 3ª Vara de Água Boa (distante 730 km a leste de Cuiabá), Jean Louis Maia Dias.
 
Foram mais de 4 horas com bastante conversa, histórias de casos reais, troca de dicas e dúvidas solucionadas. “Estou aqui para falar aquilo que eu gostaria de ter escutado quando entrei na magistratura. São dicas valiosas que podem ajudá-los nesse primeiro momento, no qual, algumas tarefas podem fugir um pouco da teoria e da pratica diária que cada um teve”, asseverou Edna Ederli.
 
Depois de um pequeno intervalo os juízes puderam contar com a experiência na área criminal do juiz Jean Louis. “Sai de Água Boa e estou aqui com vontade de colaborar, somar e dar algumas informações do dia a dia que os senhores e as senhoras certamente enfrentarão. O Curso de Formação não tem interesse de repassar teoria e termos técnicos. Queremos fazer uma troca mútua entre todos e dizer o que deu certo e o que não deu”, observou Jean Louis.
 
Ao final, todos os 25 juízes e juízas puderam aplicar as dicas repassadas na prática, ao participarem de uma simulação de audiência. As aulas, ofertadas pela Esmagis-MT, começaram em janeiro e serão finalizadas no mês de maio. O curso possui aulas teóricas, ministradas por juízes e juízas, operadores e operadoras do sistema de Direito, catedráticos, catedráticas e autoridades de Tribunais Superiores. As apresentações práticas serão realizadas nos fóruns de Cuiabá e Várzea Grande. Em complementação a essa grade, estão programadas também rodas de conversas com juízes e juízas mais experientes, chamadas Diálogos Institucionais.
 
 
Ulisses Lalio
 
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br