Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

08.02.2022 08:04

Juízes e juízas substitutos(as) se familiarizam com Organização Judiciária de Mato Grosso
Compartilhe
Tamanho do texto:
Na manhã de segunda-feira (7 de fevereiro), foi realizada a oitava aula dos novos juízes que integram o Curso Oficial de Formação Inicial (Cofi) dos magistrados. Os temas foram apresentados pelo juiz Edson Dias Reis que ressaltou que a turma de novos juízes é “qualificadíssima,” e representa um enorme ganho para a população mato-grossense.”
 
A capacitação é realizada pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso, das 8h às 12h, no formato presencial e é direcionada aos 25 juízes recém-empossados no Judiciário mato-grossense. Para a aula o magistrado contou com o apoio da Coordenadora de Magistrados, Salma Paiva e da Diretora do Departamento da Folha de Pagamento dos Magistrados, Sandra Amorim.
 
Na ocasião, foram apresentados assuntos como Código de Organização Judiciária do Estado (Coje), Correição, Inspeção e Processos Disciplinares e Regimento Interno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Edson Reis também apresentou as 79 comarcas, divididas por entrâncias aos juízes e juízas substitutos, explicando como são definidos os requisitos para classificação de cada uma delas, como número de eleitores, de habitantes e de processos.
 
“Vocês serão avaliados pelas unidades que estão respondendo, não apenas pela unidade que vocês estão titularizados. A partir de agora, o livro de cabeceira de vocês é a ‘Consolidação das Normas Gerais da Corregedoria-Geral de Justiça de Mato Grosso’ (CNGC). Ela é muito rica e traz uma compilação de atos normativos da CGJ.”
 
Por fim, recomendou: “vocês estão levando uma preciosa semente na mão de vocês a qual vai trazer frutos de amor, de justiça, de paz e de ausência de conflito dentro da sociedade. Que vocês possam plantar essa semente, mesmo que às vezes chorando, mas com a certeza de que vão colher bons frutos.”
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicado da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br