Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

14.02.2022 16:20

Em aula sobre condução de audiência Antônio Peleja afirma que respeito e atenção são fundamentais
Compartilhe
Tamanho do texto:
“Um juiz que sabe ouvir com atenção e respeitar o próximo é primordial. Na audiência de instrução e julgamento essas posturas são essenciais”, explicou o juiz Antonio Veloso Peleja Junior aos 25 juízes e juízas substitutos que participam do Curso Oficial de Formação Inicial (Cofi), realizado pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso. Na manhã desta sexta-feira (11 de fevereiro) teve início a terceira unidade do curso presencial, composta de 88 horas, chamada Técnica dos Atos Judiciais, Elaboração de Decisões e Sentenças e Realização de Audiências.
 
“A audiência é um ambiente de tranquilidade e vocês serão os condutores, inclusive com poder de polícia, mas isso não impede que os atos processuais sejam realizados de forma cortês, polida e sem imposição. É isso que eu trago para vocês. Respeitar. O próprio Código de Processo Civil partiu da constatação de que é necessário que o juiz esteja no mesmo parâmetro das partes, que haja um diálogo maior. Isso não significa dizer que você não vá tomar duas decisões, mas com polidez e com conversa. Educação gera educação.”
 
Ainda durante a aula os juízes alunos tiveram a oportunidade de produzir sentenças e discutir com o professor.
O juiz abordou ainda os seguintes temas: Sentença Cível; A elaboração da sentença cível na prática; Aspectos jurídicos e redacionais da sentença; Estrutura do relatório; Fundamentação e suas exigências; Função e elementos do dispositivo de sentença; O juiz e a fase probatória do processo; Produção e valoração das provas e ainda O juiz e a prova técnica.
 
O Cofi é realizado diariamente na Esmagis-MT, direcionado aos juízes e juízas recém-empossados no Poder Judiciário mato-grossense. As atividades seguem até maio com aulas teóricas e práticas. Para conhecer a íntegra do Curso Oficial de Formação Integral acesse este link.
 
Saiba mais sobre o assunto lendo matérias correlatas:
Formação: Aristeu Vilella apresenta evolução tecnológica no Judiciário aos juízes substitutos
 
 
Novas tecnologias e Lei de Proteção de Dados são temas de aula ministrada a novos juízes(as)
 
 
Novos juízes: Jones Gattass destaca importância da função social e humildade na carreira
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br