Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

23.02.2022 15:27

Diretoria do Tribunal de Justiça faz visita técnica a obra do novo Fórum de Várzea Grande
Compartilhe
Tamanho do texto:
A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Maria Helena Póvoas, acompanhada da vice-presidente, Maria Aparecida Ribeiro e do Corregedor-Geral da Justiça, José Zuquim Nogueira, visitou a obra do novo Fórum de Várzea Grande na manhã desta quarta-feira (23), já em fase final de construção.
 
Na ocasião, os magistrados atestaram a execução de 85% a 90% da obra, prevista para ser finalizada no mês de maio. A construtora executa neste momento os acabamentos, como folhas de vidro, bancadas de inox, instalação de portas, além da estação elevatória de esgoto, que irá interligar a rede do fórum à estação localizada nas proximidades, no bairro Chapéu do Sol.
 
“Estamos muito satisfeitos com a grandiosidade da obra. Ela vai atender as necessidades da comarca. Achei que progrediu muito, apesar dos efeitos da pandemia, houve um avanço que nos deixou muito satisfeitos, as acomodações são saudáveis, modernas. O magistrado vai se sentir bem, o advogado vai se sentir bem, o jurisdicionado vai se sentir bem, ou seja, é um lugar que realmente vai trazer qualidade de vida e de trabalho”, pontuou a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maria Helena Póvoas.
 
O corregedor-geral da justiça, desembargador José Zuquim Nogueira, enfatizou a satisfação com a obra, de modo que “é uma obra que vem atender a contento, proporcionando mais qualidade do trabalho a ser desenvolvido. O que me chamou a atenção foi que tiveram uma atenção especial à luminosidade e ventilação, isso vai trazer economia e bem-estar para aqueles que estarão aqui no dia a dia”.
 
A inauguração e entrega oficial do fórum para a população está prevista para os próximos 120 dias.
 
“É uma obra moderna, muito boa, excelente, que vai atender as necessidades de todos, tanto magistrados, servidores e, principalmente, dos cidadãos que vão poder estar em um prédio que atende as necessidades de todos. Os espaços com janelas, ventilação e aproveitamento da energia são coisas muito importantes, que vão trazer economia e bem-estar”, constatou a vice-presidente, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro.
 
Estrutura - O futuro fórum de Várzea Grande está sendo construído no bairro Chapéu do Sol e foi projetado com 21.394 metros quadrados de área construída, divididos em três pavimentos (subsolo, térreo e superior) para abrigar 22 Varas, além do Tribunal do Júri. A área de estacionamento para servidores e público externo contém 260 vagas, elevadores e rampas, sistema de reutilização de água e sistema de tratamento de esgoto próprio – conforme determinações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no que tange à acessibilidade e à sustentabilidade.
 
 
O novo espaço físico além de mais amplo, traz melhorias que o fórum atual não consegue receber por conta da falta de espaço e da idade que a edificação tem. Dentre elas, está a construção de acesso restrito para que a carceragem se dirija às salas de audiência, de forma individualizada.
 
Veja mais fotos das obras no novo fórum em nosso Flickr.
 
Mylena Petrucelli/Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br