Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

29.03.2022 18:19

Presidente do Tribunal e secretário de Cultura debatem preservação do Centro Histórico de Cuiabá
Compartilhe
Tamanho do texto:
Um dos pontos turísticos de Cuiabá, a Igreja de Nossa Senhora do Bom Despacho foi tema de reunião entre a presidente do Poder Judiciário de Mato Grosso, desembargadora Maria Helena Póvoas e o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer da Capital, Aluízio Leite, na tarde desta terça-feira (29).
 
O secretário de Cultura solicitou audiência com a presidente do Tribunal para tratar de ações favoráveis à preservação e conservação do Centro Histórico de Cuiabá. A desembargadora aproveitou para demostrar a sua preocupação com o monumento cuiabano dedicado a Nossa Senhora do Bom Despacho, que é uma réplica da igreja Notre Dame, de Paris, na França.
 
A igreja está localizada no alto do Morro do Seminário. Começou a ser construída em 1928 e foi erguida com doação dos fiéis, mas, estima-se que a origem dela seja do século XVIII. Há pesquisas que apontam que o local abrigava uma pequena capela há pelo menos três séculos. A igreja foi tombada pelo governo de Mato Grosso em 1977. O secretario informou que em alusão ao aniversário de 303 anos de Cuiabá foi restaurada a pintura dos artistas no muro da igreja. 
 
Outro monumento, a Igreja Senhor dos Passos, também foi tratado. "A Prefeitura Municipal de Cuiabá dispõe de recursos do PAC Cidades Históricas, no valor de R$ 115 mil para elaboração de projetos de restauro completo e também dispõe de recursos do Edital MT Presevar, no valor de R$ 300 mil para obra de restauro de fachadas, trincas, impermeabilizações, além de reparos em cobertura", anuncia Aluizio Leite.

"A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer fechiu parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso para inauguração da Sala Memória e Acervo do Professor Lenine Póvoas", destacou o secretário.
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
ParaTodosVerem - Descrição das imagens: Imagem 1 – Foto retangular colorida do gabinete da Presidência do Tribunal. A desembargadora Maria Helena e o secretário Aluízio Leite estão sentados em poltronas beges ao lado um do outro. A desembargadora olha para o secretário e sorri. Aluízio aparece de costas. Ao fundo três bandeiras.
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br