Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

29.03.2022 18:34

Mario Sergio Cortella é o entrevistado de março no programa Magistratura e Sociedade
Compartilhe
Tamanho do texto:
A violência existente no Brasil, poder de resolutividade do Poder Judiciário e judicialização do cotidiano foram alguns dos temas abordados pelo professor e filósofo, Mário Sérgio Cortella no programa Magistratura e Sociedade de março. Cortella conversou com o desembargador Marcos Machado e a professora Liliane Capilé e o encontro está disponibilizado no canal oficial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso no YouTube (@tjmtoficial).
 
 
“Quando se pensa nos desafios da magistratura, penso que o principal é não deixar que o eventual cansaço não se transforme em desalento. Há um cansaço forte na magistratura porque as demandas são imensas, as requisições são múltiplas, há alterações de conteúdo que antes eram menos variáveis e foram muito fortes. (...) A finalidade do Poder é servir e se a gente tem essa perspectiva na vida é lógico que o propósito de nossa vida fica muito mais expressivo e válido.”
 
Sobre violência, o professor afirmou ainda que “nós entendemos que nosso nível de violência hoje é menor que o nível que tivemos, antes, na história, seja no campo do alcance ou no campo da vitimização proporcional à população. Minha fala não significa que a gente se acalma, não é essa a questão, é que nós temos hoje um nível de brutalidade nas relações que é menos admissível que o foi em outros tempos e, portanto, é muito mais ilegal que já foi em tempo anteriores na história humana em que a brutalidade tinha o seu lugar como recorrente ao cotidiano.”
 
O Magistratura e Sociedade é um programa idealizado pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso com o intuito de ofertar reflexão teórica a partir da perspectiva das ciências sociais, notadamente filosofia, sociologia e política social, viando o aperfeiçoamento da atividade jurisdicional, bem como ampliar o conhecimento de magistrados em ciências sociais.
 
Assista neste link à integra do programa.
 
Para assistir aos programas anteriores, acesse o site da Esmagis.
  
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
 
Descrição das imagens: Foto1 – Fotografia quadrada e colorida. Na parte superior central a logo do Programa Magistratura e Sociedade, a foto do professor, escritor e filósofo Mário Sérgio Cortella acompanhados do texto: Convidado: professor, escritor e filósofo Mário Sérgio Cortella. Assista agora! Confira a entrevista completa no canal oficial do TJMT no YouTube. @TJMTOFICIAL. Assina a peça o logo do Poder Judiciário de Mato Grosso.
 
Keila Maressa
Coordenadoria da Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br