Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

30.03.2022 13:02

Juíza auxiliar da Corregedoria visita Patrulha Maria da Penha de Cuiabá
Compartilhe
Tamanho do texto:
“Melhorias e sistemática de patrulha, Rede de Proteção, trabalho integrado e conhecer o que eles já têm de estrutura e as atividades que desenvolvem, bem como suas necessidades, foram alguns assuntos de nossa pauta”, palavras da juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (CGJ-TJMT), Christiane da Costa Marques Neves, durante visita à unidade da Patrulha Maria da Penha no Primeiro Comando de Cuiabá. Dados da PM apontam que nenhum feminicídio foi registrado envolvendo mulheres que buscaram apoio. 
 
“Apresentamos como a Patrulha Maria da Penha atua em nosso Comando Regional. A ligação entre a Patrulha e todo o Judiciário também foi abordada durante o encontro. Aproveitamos a oportunidade para mostrarmos as demandas necessárias para melhorarmos ainda mais nossos serviços. Ela conheceu todo nosso espaço e forma de trabalho. Estamos em reformas e melhoraremos ainda mais o que já estamos fazendo. Foi uma visita importante”, considerou a 2ª tenente Denyse Pereira Valadão, comandante da Patrulha Maria da Penha do 1° Comando Regional. 
 
Durante a vista a comandante apresentou números. Segundo dados da PM de Mato Grosso são cerca de 2.500 homens monitorados pela Patrulha Maria da Penha em todo Estado; 7.612 medidas protetivas de urgência (MPU) recebidas para fiscalização; 3.927 Visitas solidárias realizadas para fiscalização das medidas protetivas de urgência (MPU); nenhum caso de Feminicídio registrado (vítimas que buscaram as autoridades); 123 Casos de VDF; 110 Descumprimentos de MPU; 13.135 atendimentos ao todo e 17.193 Total de pessoas alcançadas diretamente; 3.177 Mulheres acolhidas pela Patrulha Maria da Penha e 1.293 Palestras, lives, entrevistas e blitz educativa realizadas; 99% de Efetividade na fiscalização das MPU e 96% de Efetividade na prevenção de reincidência. 
 
“A Polícia Militar em parceria com a Polícia Civil e o Judiciário somente em nossa área atendeu mais de duas mil famílias. A segurança da população é nossa prioridade. É importante esse estreitamento de laços para unirmos força pelo bem comum”, pontuou o coronel José Nildo, comandante regional. Ele ainda informou que o efetivo passou para dez policias exclusivos. 
 
Juíza visita outras unidades da Patrulha Maria da Penha - A juíza que auxilia o corregedor José Zuquim Nogueira participa do Programa Corregedoria em Ação. Programa que leva serviços e melhorias às comarcas de Mato Grosso com base no contato com operadores do Direito e usuários do sistema Judicial. Até o momento as Comarcas-Polo de Sinop, Cáceres, Tangará da Serra e Rondonópolis, receberam a equipe da CGJ. Os próximos Polos serão Primavera do Leste (4/5 e 6/4) e Barra do Garças (6/4 a 9/4). 
 
Em cada visita a juíza Christiane e sua equipe verificam as unidades de Patrulha Maria da Penha e reforçam a Rede de Proteção e a causa em todo Mato Grosso.
 
 Parcerias e conscientização Recentemente a juíza, por meio do corregedor e da presidente do TJ, desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas fecharam parceria com a Federação Mato-Grossense de Futebol (FMF) para conscientização popular. Além da campanha de Adoção o tema sobre Violência Doméstica tem ganhado espaço para que as vítimas denunciem, já que a cada dia fica mais claro que quem tem apoio das autoridades evita o pior. 
 
Nesta oportunidade os jogadores das equipes finalistas do campeonato entram em campo com faixas que alertam para os temas e indicam o site do www.tjmt.jus.br e números para denuncias contra a violência, como 190 e 180. Pelos links disponíveis no site do TJ é possível conseguir medida protetiva sem sair de casa. 
 
Conheça mais neste link  
 
Lei mais sobre os temas desta matéria: 
 
Magistrados do Polo VII recebem Corregedoria em Ação
 
 
Poder Judiciário e Federação de Futebol alertam para adoção e violência doméstica contra mulher
 
  
Corregedor e juíza são homenageados durante proposição de parceria com a Polícia Militar 
 
Ranniery Queiroz 
Assessor de imprensa CGJ/TJMT