Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

18.04.2022 16:39

Corregedoria promove Páscoa das crianças e adolescentes acolhidos
Compartilhe
Tamanho do texto:
A Corregedoria-Geral de Justiça do Estado do Mato Grosso (CGJ-MT), por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) realiza comemoração da Páscoa para crianças acolhidas nas casas lares de Cuiabá e Várzea Grande. Foram entregues chocolates para as crianças e adolescentes como forma de lembrar a data da celebração pascal.
 
Os advogados Lorena Gagaglione e Yendis Costa, atuaram nesta ação como parceiros nas compras dos chocolates. As crianças e adolescentes acolhidos na Casa Cuiabana 2 receberam a visita e ganharam os chocolates, comemorando a Páscoa que será no próximo domingo (17/4). A ação também contou com o apoio da juíza auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ), Christiane da Costa Marques Neves e a secretária-geral da Comissão Estadual Judiciária de Adoção do Estado de Mato Grosso (Ceja), Elaine Zorgetti Pereira, acompanhou todo o evento.
 
Elaine ressaltou a imensa alegria de ter parceiros, pois assim, todos os anos são possíveis realizar o evento da “Comemoração da Páscoa dos Acolhidos”, não só para celebrar a Páscoa, mas também para lembrar-se da existência deles. Pois precisam da convivência familiar e social, tendo um dia de alegria, um dia para adoçar a vida. Em especial para as crianças acima de oito anos e para os adolescentes. “É muito importante ter parceiros dispostos a ajudar, só assim, ações como esta podem ser realizadas.” Também citou que uma das madrinhas provedoras, Elaine Pelicano, ajudou na ação.
 
Com a voz embargada e visivelmente emocionada, a advogada Lorena disse que a maioria das crianças presentes, tem a idade da sua filha, o que a deixou com o coração “apertado”. “Muitas vezes essa é uma realidade que a gente ignora, e ajudar é muito bom, muito bom mesmo. É bom para nós e para eles. Aqui, recebi abraços, e faz tempo que eu não sentia isso”. Declarou.
 
 
Para o advogado Yendis, o sentimento de pertencimento o motiva, pois não é só doar os chocolates, mais também o seu tempo, sua vida para estar ali. E deseja fazer muito mais. “Vamos tentar reunir com as comissões da AOB, para fazer um intercambio, com a Corregedoria e a OAB para tornar isso mais público, para que outras pessoas possam saber desse projeto e auxiliar”.
 
 
Patrícia Carla Cardoso, assistente social da Casa Lar 2, lembrou-se dos benefícios das visitas e das doações comemorativas para os acolhidos. “É muito importante ter ações como essa, pois é um momento de socialização e interação. Deixando-os totalmente animados e se sentindo pertencentes à sociedade”, disse a assistente social.
 
 
Durante a visita, foram dadas mais informações sobre o Programa Padrinhos, que consiste em auxiliar crianças acima de oito anos que ficam nas casas lares. Assim surgiu a ideia de unir-se com a Corregedoria-Geral e com a comissão da OAB, para abraçarem o projeto. Os advogados citaram que uma de suas funções é a de salva guardar a cidadania, a democracia, as ações sociais. Papel esse que eles defendem e usam na profissão, em prol da sociedade, para ajudar as outras crianças do Programa Padrinhos, sendo prestadores de serviço.
 
 
De acordo com o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Mato Grosso têm 534 crianças e adolescentes acolhidos, destas 51 estão disponíveis para adoção. A entrega dos chocolates nesta data comemorativa será realizada em todas as unidades de Cuiabá e Várzea Grande. Sendo um total de 99 crianças e adolescentes.
 
 
Ações desta natureza contam com o apoio da juíza da 1ª Vara Especializada da Infância e Juventude de Cuiabá, Gleide Bispo Santos, e do juiz da Vara Especializada da Infância e Juventude de Várzea Grande, Carlos José Rondon.
 
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição das imagens: Imagem 1: Foto colorida com uma mulher de cabelo liso cumpridos usando óculos com a armação preta a camisa é branca e de alça preta.
Imagem 2: Foto colorida com um homem de óculos, usando terno cinza e gravata.
Imagem 3: Foto colorida com uma mulher sorrindo e de cabelos ruivos, usando um blazer marrom e camisa com tom azulado.
Imagem 4: Foto colorida com uma criança sentada na mesa de vestido rosa e comento chocolate com os dedos na boca e as mãos lambuzadas.
Imagem 5: Foto colorida com uma mulher de pele clara, cabelos negros, olhos azuis, em pé, sorrindo, usando uma blusa preta com listras brancas.
Imagem 6: Foto colorida com a advogada ao lado da criança que está comendo o chocolate.
 
 
 
Assessoria de Comunicação CGJ