Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

28.04.2022 18:03

Desembargadores dividem experiências adquiridas ao longo da carreira com juízes substitutos
Compartilhe
Tamanho do texto:
Uma conversa informal com os desembargadores Rubens de Oliveira, Paulo da Cunha e Gilberto Giraldelli marcou a manhã desta quinta-feira (28 de abril) no Curso Oficial de Formação Inicial, voltado para magistrados(as) substitutos(os). Chamado ‘Diálogos Institucionais’, o encontro foi realizado na sede da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso, das 8h às 12h, e abordou a experiência profissional de cada um deles ao longo da vida funcional,
 
O primeiro desembargador a conduzir o bate-papo foi Rubens de Oliveira que, na ocasião, expressou a satisfação em conversar com os juízes em breve empossados. Ele ressaltou que até o momento os novos magistrados estudaram e conheceram o Direito pela ótica do Judiciário, mas é importante lembrar que existem outras óticas também, principalmente, a do jurisdicionado. “O que pensa o cidadão que vai receber sua decisão? Para mim essa é a aspiração que tem que ser respondida. É preciso tratar aqueles que buscam a Justiça com respeito e, principalmente, ter atenção com as demandas que envolvem vida ou morte da pessoa. Quem mais precisa de justiça são os menos favorecidos.”
 
Ele relembrou os trabalhos realizados pela desembargadora Shelma Lombardi de Kato, hoje aposentada. “Ela sempre foi uma humanista e me fez muito bem conhecê-la trabalhando na Câmara Criminal. Esta parte da preocupação com os mais carentes, eu já tinha um pouco, mas ela fez com que aumentasse este sentimento em mim. A defesa dos direitos da Mulher, àquele tempo, ela já fazia frente.” Ele complementou dizendo que tudo o que foi falado é para lembrar aos novos que a satisfação do magistrado é ver uma pessoa se emocionar ao receber a sentença e saber que foi possível fazer Justiça.
 
Na sequência falou o desembargador Paulo da Cunha, observando a trajetória desde que era advogado, passando pelo Ministério Público, pela Procuradoria-Geral de Justiça, até chegar à magistratura. Nessa trajetória, ele afirmou que contou com o apoio de muitas pessoas e que carrega consigo a máxima de que ninguém se faz sozinho. “Vocês, para chegarem até aqui, contaram com muitas pessoas. Uma esposa, um esposo, um irmão, uma irmã, a mãe, o pai. Sempre Deus coloca alguém em nosso caminho. Quando vocês olham para trás, percebem que alguns colegas ficaram no meio da jornada. Pode não ter sido por falta de esforço, mas por circunstâncias. Eu não cheguei aqui sozinho, sempre teve alguém me acompanhando. Primeiro Deus, em seguida uma pessoa que dá uma palavra amiga, um conselho, um estímulo que nos ajudam a continuar a caminhada.”
 
Ele aproveitou ainda para repassar sua experiência de sempre buscar qualidade. “Eu sempre procurei fazer o melhor, sempre tem condições de fazer. Essa busca, nós nunca podemos perder. O Direito é dinâmico e nossa função é sempre buscar o aprimoramento, o que nos é oportunizado pela Escola da Magistratura. Temos cursos com os melhores professores e temas. A Escola sempre proporcionou esse aprimoramento.”
 
A roda de conversa foi finalizada com o desembargador Gilberto Giraldelli. Ele participou também do processo de escolha dos juízes substitutos e hoje se disse satisfeito de também poder dirigir palavras de alento e esperança para que possam se transformar em grandes juízes do Estado de Mato Grosso. “A integração que tivemos com essa turma que inicia agora a função pública é fundamental para que eles se sintam bem-recebidos. Hoje passamos parte das experiências que vivenciamos ao longo dos anos perante as comarcas em que trabalhamos. A gente percebe que essa turma que está preste a assumir a magistratura é composta por pessoas qualificadas, sei disso porque estive na banca examinadora e sei da capacidade técnico-jurídica de cada um destes que foram aprovados e agora vão assumir diversas comarcas no interior.”
 
O magistrado explicou ainda que uma das grandes dificuldades que os juízes vão enfrentar pela frente é a variedade de atribuições e a extensão da área territorial que terá que cobrir. “Quando o juiz assume comarca de Primeira Entrância no Estado vai para ser o juiz da infância e juventude, da execução penal, eleitoral, no cível, no crime e na administração do fórum. Enfim, tem uma diversidade de atuação não só pelas matérias, mas também pela área da comarca que é composta de vários municípios e isso é muito mais dificultoso.”
 
Os encontros do Curso Oficial de Formação Inicial são realizados diariamente, pela manhã, na Escola Superior da Magistratura (Esmagis-MT), responsável pela realização da capacitação. Para conhecer a íntegra do Curso Oficial de Formação Integral acesse este link.
 
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da Imagem 1 – Captura de tela retangular colorida da sala de aula. Juízes assistem à aula do desembargador Gilberto Giraldeli, que está sentando de costas para a foto. Descrição da Imagem 2 – Desembargador vestido de camisa branca e terno preto, sentado, segura microfone e fala com alunos. Descrição da Imagem 3 – Desembargador vestido de azul e rosa, sentado, conversa com alunos, ao fundo um quadro branco. Descrição da Imagem 4 – Desembargador vestido de azul e branco, está sentado, ao fundo um quadro branco reflete a deusa da Justiça com a escrita Eficiência e Equidade.
 
Leia matérias correlatas:
 
 
 
 
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br