Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

02.05.2022 17:19

Esmagis busca consolidar site como ferramenta de conhecimento jurídico e educação judicial
Compartilhe
Tamanho do texto:
Consolidado como referência de conteúdo informativo sobre capacitação e atualização para a magistratura mato-grossense, o site da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso está em constante atualização. Todas as ações visam ampliar a integração com magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Poder Judiciário, bem como aprimorar conteúdo didático-informativo disponível para esses públicos.
 
 
A novo site foi criado na gestão 2021/2022, sob a diretoria do desembargador Marcos Machado, que designou o juiz Luiz Saboia Ribeiro como responsável pela gestão evolutiva da ferramenta. “A escola na gestão do desembargador Marcos Machado se organizou para que os magistrados tenham acesso a informações diversas e atualizadas. Por exemplo o Calendário Anual de todos os cursos que se pretende realizar para que, então, os magistrados possam se organizar, inclusive na jurisdição, para realizar aqueles cursos que possuem interesse, capacitando de modo, então, continuado com uma melhor prestação jurisdicional voltada para a sociedade.”
 
Conheça abaixo o site:
 
Escola Virtual - Para facilitar as pesquisas, o site disponibiliza amplas ferramentas de pesquisa no menu Escola Virtual, como artigos jurídicos, que reúne reflexões de magistrados com temas diversos. Ali, podem ser acessados a Biblioteca Digital do Superior Tribunal de Justiça, que conta com cerca de 170 mil títulos, obras raras, um acervo gigantesco de quase setecentos mil artigos, links, normas, e tudo isso hoje está acessível aos magistrados de Mato Grosso.
 
 
Na mesma aba também está armazenado um rico material com as ações e publicações do Conselho Superior de Justiça. Ao clicar em Escola Nacional da Magistratura, você é direcionado para um site com todos os cursos ofertados pela instituição com grandes autoridades do Direito brasileiro. Mais abaixo, a aba Livraria do STF encaminha para um acervo digital de artigos e livros gratuitos.
 
No mesmo campo, também estão disponíveis para leitura as revistas publicadas pela Associação dos Magistrados Brasileiros e edições do Justiça e Cidadania, ambas com assuntos atuais e relevantes para as decisões judiciais. Ainda nesta mesma aba, também são contemplados os magistrados e magistradas do Poder Judiciário mato-grossense autores de livros e artigos nos links Artigos Jurídicos, Magistratura e Sociedade e Obras Jurídicas.
 
Gemam - Passear pelo site traz também novas descobertas ao internauta como o caminho para o site do Grupo de Estudos da Magistratura de Mato Grosso (Gemam). Formado pela Escola oficial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso) e pela Escola da Magistratura Mato-Grossense (escola associativa). O grupo tem como função precípua de contribuir para o aperfeiçoamento dos serviços prestados à sociedade por meio de debates sobre os serviços do Poder Judiciário, bem como discussões acerca de casos concretos de repercussão pública, social ou institucional, que recomendem a uniformização jurisprudencial.
 
Comunicação Social - Aqui, estão localizadas as Notícias em texto e vídeo realizadas sobre a Esmagis e também atividades pedagógicas da escola e parceiros. Os programas Magistratura e Sociedade, Memórias do Poder Judiciário e Por dentro da Magistratura, além dos Vídeos de Cursos e Eventos.
 
Atividades Pedagógicas - Ainda é possível acessar o Calendário Anual de eventos, inclusive com links no final da página sobre anos anteriores. Nesse mesmo local, nos links Cursos, Eventos e Pós-Graduação são obtidos projetos e relatórios sobre os eventos pedagógicos já realizados na Esmagis.
 
Atos e Normas - Como uma forma de dar transparência aos regramentos, o site apresenta nesta aba informações sobre Atos da Diretoria-Geral, Leis, Portarias, Provimentos, Resoluções e Regulamentos. Essa medida permite também que haja
 
Institucional – Aqui estão todas as informações da Escola como a história desde sua fundação, quadro de professores, os diretores ao longo dos anos, identidade organizacional e medalha acadêmica desembargador José Mauro Pereira. Nessa aba também é possível acessar as parcerias realizadas pela Esmagis com o objetivo de ampliar a objetivo a cooperação técnica, entre suas escolas, visando compartilhar atividades de formação, capacitação e aperfeiçoamento funcional a seus membros e servidores, nas modalidades presencial, virtual e à distância.
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
 
Descrição das imagens: Foto1 – imagem quadrada colorida em azul retirada do site da Esmagis. À direita, em branco e verde, informações sobre a Escola Virtual e os links descritos na matéria.
 
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br