Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

11.05.2022 11:41

Nosso Judiciário: alunos de Direito fazem tour pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso
Compartilhe
Tamanho do texto:
A Justiça de Mato Grosso de portas abertas. Os alunos do 9º e 10º semestre do curso de Direito da Unic Beira Rio participaram nessa terça-feira (10) do programa Nosso Judiciário, do Poder Judiciário de Mato Grosso (PJMT).
 
O tour guiado pelo prédio do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) tem como objetivo aproximar o Judiciário da sociedade, por meio de visitações e de palestras em escolas e universidades.
 
Durante o passeio os 50 estudantes vivenciaram a estrutura da sede da Justiça de Mato Grosso e puderam acompanhar de perto o dia a dia das audiências, julgamentos e andamentos processuais, além de conhecerem a história e a memória do Poder Judiciário no Estado.
 
A jornada teve fim no Espaço Memória, onde os futuros profissionais do Direito participaram de uma conversa com o desembargador Rondon Bassil Dower Filho, que falou da importância desse contato entre os alunos e o Judiciário. “É uma experiência muito gratificante. Não só para eles, como para nós. Essa proximidade, Tribunal e faculdade, é muito interessante, porque conhecendo o funcionamento do lugar onde se vai trabalhar, as secretarias, o atendimento pelo desembargador, ele vai se sentir mais seguro, mais confiante, e portanto vai exercer melhor o papel dele como operador do Direito.”
 
A coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Unic, Adriana Cardoso Sales de Oliveira, representando as duas turmas de Direito, recebeu de presente do desembargador um glossário jurídico e ressaltou a todos a grande experiência ali vivida pelos estudantes: “é um prazer trazê-los aqui ao Tribunal e poder aproximá-los da realidade. Fomos recebidos hoje com muito carinho e eu vejo nos olhos de cada aluno aqui que todos receberam, por meio das palavras do desembargador, uma grande lição”.
 
Após a conversa com o desembargador, a aluna do 10º semestre de Direito, Márcia da Silva Alves, destacou que já conhecia a sede do TJMT, mas que essa nova oportunidade, agora como estudante de Direito, a deixou ainda mais entusiasmada e certa da escolha profissional. “Eu fiquei deslumbrada. Vou sair daqui bem feliz, eu me identifico porque a área que ele atua, criminal, também é a minha, então só tenho a agradecer pelas palavras do desembargador, a experiência que ele viveu serve como exemplo, tudo o que ele disse a gente só tem que guardar e seguir. Foi muito bom.”
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência. 
Imagem 1: fotografia de alunos de Direito da Unic assistindo fala do desembargador Rondon Bassil Dower Filho, que está de costas.
Imagem 2: fotografia do desembargador Rondon Bassil Dower Filho, com bandeiras ao fundo, discursando.
 
Marco Cappelletti
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br