Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

17.05.2022 11:42

Grupo de Apoio à Adoção realizou bate papo sobre novo conceito de família
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Grupo de Apoio à Adoção de Rondonópolis (Gaar) - Gerando Com o Coração realizou no último sábado (14/05), um bate papo sobre “Adoção, novo conceito de família” com as famílias que pretendem adotar, em Rondonópolis. O evento contou com o apoio do Poder Judiciário de Mato Grosso e parceiros.
 
Durante o encontro, foram esclarecidas dúvidas sobre o processo de adoção e os tabus que devem ser quebrados para que a adoção se torne um processo mais fácil tanto para as crianças, quanto para as pessoas candidatas, que podem ser desde pessoas casadas, como solteiras; assim como casais heterossexuais como homossexuais.
 
Segundo a presidente do Gaar, Márcia Matsumoto Alves, o intuito do encontro foi receber os pretendentes para uma discussão aberta sobre adoção. “Foi mais uma acolhida, um momento para eles se sentirem à vontade para conversar sobre seus sentimentos, contarem um pouco sua história e do porque resolveram adotar. Também tivemos participação do Conselho Tutelar, da Juíza da Vara da Infância e Juventude e do serviço social. Todos para ajudar a intermediar esse momento”, contou.
 
A juíza da Vara Especializada da Infância e Juventude da Comarca de Rondonópolis, Maria das Graças Gomes da Costa, ressaltou que é sempre importante falar e difundir o novo conceito de família. “É algo que sempre defendo, e é preciso até fazer uma desconstrução, já que em muitos casos, quando uma criança ou adolescente passa por negligência dos pais, as famílias entendem que cabe a tia, avós, parentes de sangue cuidar deles e eles não devem consentir que essa criança ou adolescente seja colocada em outra família, seja por adoção ou guarda. Elas levam para casa por obrigação e não por afeto, causando respostas negativas adiante, porque temos crianças ou adolescentes com uma série de problemas como: automutilação, tendências suicidas, entre outros, justamente pela falta de amor. Porque foram colocadas na família extensa como um peso e não para serem defendidas, protegidas e amadas”.
 
Maria das Graças também destacou que o encontro serviu para falar mais sobre o processo de adoção com os pretendentes. “Sabemos que muitos quando escolhem adotar acham que será um processo rápido, que na hora de preencher o perfil querem a criança branca, dos olhos verdes, contudo, sabemos que essa não é a realidade. Então é importante fazer esses esclarecimentos para dizer que a espera é longa, pois nem sempre se encontra o perfil desejado”, afirmou.
 
São parceiros neste evento: a Incorporadora Salas, O Boticário e a Sensie Estética Avançada.
 
O Grupo de Apoio a Adoção de Rondonópolis (GAAR) - Gerando com o coração, trata-se de uma organização da sociedade civil, desenvolvida, formada e cultivada por voluntários que se importam e reúnem forças para ajudar na causa da criança e do adolescente, os quais carecem de uma família adotiva que lhes amparem e acolha.
 
Missão: apoiar, orientar e estimular ações que promovam a adoção legal, segura e irrevogável bem como trabalhar em prol da convivência familiar e comunitária de crianças e adolescente em situação de vulnerabilidade social, sempre objetivando o fortalecimento saudável, harmonioso dos vínculos familiares.
 
Visão: sermos reconhecidos pela nossa competência no desenvolvimento de ações que promovam e estimulem a convivência familiar e comunitária para crianças e adolescentes, respeitando o direito a dignidade de conviverem com famílias por adoção ou biológicas.
 
Valores: compromisso com a vida e a dignidade humana. Respeito. O Estimulo à prática da solidariedade da colaboração. A busca de saberes e o compartilhamento de conhecimentos.
 
Larissa Klein
 
Assessoria de imprensa CGJ