Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

17.05.2022 17:34

Professor Felipe Carvalho ressalta que a igualdade continua a ser um grande objetivo do Direito
Compartilhe
Tamanho do texto:
O professor-doutor Felipe Rodolfo de Carvalho é o entrevistado deste mês do programa Magistratura e Sociedade. Ele conversa com o juiz e professor de Filosofia da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso Gonçalo Antunes Barros sobre modernidade e pós-modernidade, propósitos e angústias humanas, Direito Natural, dentre outros.
 
A ressignificação de Direitos Humanos, a qual, segundo ele, já ocorre há algum tempo também foi tema do bate-papo. “Essa ressignificação dos direitos humanos já começou a operar após a Segunda Guerra Mundial, com a declaração Universal dos Direitos Humanos. Esses direitos que aparecem após a guerra têm caráter de responsividade, direitos que aparecem como uma resposta ao grande horror que foi o holocausto. E o que foi o holocausto senão a negação do outro enquanto detentor de direitos.”
 
Ele também falou sobre a necessidade de equilíbrio entre a igualdade e a diferença neste mundo pós-moderno. “Essa diferença precisa sim ser equilibrada com o ideal de igualde. O problema é quando a nossa diferença nos inferioriza. Então, o direito precisa estabelecer mecanismos de equalização das pessoas. A igualdade continua a ser um grande objetivo do Direito. Essa igualdade perseguida, sobretudo, existe no campo econômico.”
 
Carvalho é membro efetivo da associação brasileira de Filosofia do Direito e Sociologia do Direito (Abrafis) e membro efetivo e secretário do Centro Brasileiro de Estudos do Pensamento de Emmanuel Levinas (Cebel). Também é sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT), professor efetivo da Faculdade de Direito da UFMT, atuando na graduação e no mestrado. Desenvolve pesquisas em Filosofia dos Direitos Humanos e é líder do Terceira Margem - grupo de pesquisa em Filosofia, Literatura e Direitos Humanos. É autor do livro Outramente: o direito interpelado pelo rosto do outro
 
O programa Magistratura e Sociedade tem como objetivo inserir magistrados estaduais mato-grossenses no campo das ciências sociais como forma de apropriação de conteúdo social e humanitário. Clique neste link e assista aos programa anteriores.
 
Neste link você acessas a íntegra do programa com o professor-doutor Felipe Carvalho.
Essa matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência. Foto 1: Print de tela quadrada e colorida com entre-vistado e entrevistador lado a lado.
 
Abaixo leia matéria correlatas.
 
Magistratura e Sociedade: Frei Betto é o entrevistado de abril
 
 
Mario Sergio Cortella é o entrevistado de março no programa Magistratura e Sociedade
 
 
Magistratura e Sociedade’ fala sobre temas da atualidade com Guilherme Freire, filósofo conservador
 
 
Keila Maressa
Coordenadoria da Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br