Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

19.05.2022 12:36

Confira programação especial de eventos em celebração ao mês da Adoção
Compartilhe
Tamanho do texto:
O mês de maio é conhecido como o mês da Adoção e uma programação especial foi preparada pela Corregedoria-Geral da Justiça do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por meio da Comissão Judiciária de Adoção (Ceja) em parceria com a Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara). No calendário atividades como: webinário, palestra virtual, concurso de vídeo e até corrida. O objetivo principal é a conscientização pública sobre o tema tão delicado.
 
“Maio é o mês nacional da adoção, em razão disso todos os anos a Corregedoria por meio da Ceja celebra a adoção e este ano não poderia ser diferente. Destaque na nossa programação para o webinário no dia 23 de maio, com o juiz da Comarca de Sidrolândia (TJMS), Fernando Moreira. Ele fala com muita propriedade sobre o tema inclusive tem obra pública sobre adoção. É um período especial, por isso, convidamos a todos a participem das atividades e para contribuir para que consigamos os melhores resultados”, convida a juíza auxiliar da CGJ, Christiane da Costa Marques Neves.
 
Desde o início do mês por determinação do corregedor-geral, o desembargador José Zuquim Nogueira, todos os juízes das Varas da Infância e Juventude de Mato Grosso foram convocados a jurisdicionar, excepcionalmente, em regime de mutirão, nos processos relacionados à adoção. O objetivo é impulsionar os processos específicos - habilitação à adoção, destituição do poder familiar e adoção - em trâmite em todas as Comarcas mato-grossenses, até a sentença.
 
Já a programação de eventos inicia no dia 22 de maio (domingo), com a realização da 1ª Corrida em Apoio à adoção, em Rondonópolis. A corrida, que é promovida pelo Grupo de Apoio à Adoção de Rondonópolis (Gaar), será disputada às 6h30 (caminhada e corrida, 6,5 km), com saída em frente à Praça Viver Bem, Avenida Joaquim de Oliveira s/n, Bairro Vila Aurora, perto da Arena Economize. No mesmo dia, às 17h, na capital, acontece a Caminhada da Adoção – no Parque das Águas, em Cuiabá. O evento é organizado pela Ampara.
 
No dia 23 de maio (segunda-feira), às 9h, é a vez do Webinário da Adoção com o palestrante, juiz da Comarca de Sidrolândia (MS), Fernando Moreira Freitas da Silva. Ele falará sobre o tema: “Adoção: um diálogo entre direitos fundamentais e a realidade dos acolhimentos institucionais”. Os interessados podem se inscrever por este link.
 
O webinário será realizado por videoconferência na Plataforma Microsoft Teams. Magistrados, servidores, técnicos, profissionais ligados a Adoção, defensores, promotores e procuradores participarão do evento, que será aberto ao público pelo Youtube do Poder Judiciário de Mato Grosso.
 
No próximo dia, 24 de maio (terça-feira), às 16h, acontece o último dos sete encontros virtuais do Projeto Fortalecer da Ampara, com palestra da diretora da Comissão de Adoção e Infância e Juventude do Instituto Brasileiro de Direito de Família (Ibdfam), Lindacir Rocha. Ela falará sobre o Grupo de Apoio à Adoção. O projeto promove o fortalecimento da rede estadual de proteção, promoção e defesa do direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes. Os interessados podem se inscrever por este outro link
 
E no dia 25 de maio (quarta-feira), às 16h, a Ampara divulga o resultado da segunda edição do concurso de vídeo “Eu apoio à adoção”, na página do Facebook da instituição (Ampara Cuiabá). A proposta é os participantes abordarem nos vídeos o apoio à formação familiar por meio do instituto da adoção, independente do/da participante ser ou não familiar adotivo/a. Confira o regulamento neste link.
 
O vídeo com maior número de curtidas ganhará duas diárias com acompanhante para hospedagem e pensão completa na Pousada Piuval (Poconé/MT), o 2° lugar terá direito a duas diárias com acompanhante e café da manhã na Pousada Penhasco (Chapada dos Guimarães/MT) e o 3° lugar, ganhará duas diárias com acompanhante e café da manhã na Thermas Marihá (Juscimeira/MT).
 
Larissa Klein
Assessoria de imprensa CGJ