Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

27.05.2022 18:48

Tangará da Serra fecha a Semana de Enfrentamento ao Assédio e Discriminação do Poder Judiciário
Compartilhe
Tamanho do texto:
Nesta sexta-feira (27 de maio) foi realizado na Comarca de Tangará da Serra a última Roda de Conversa da Semana de Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e Discriminação do Poder Judiciário de Mato Grosso (23 a 27 de maio), que visitou também as Comarcas de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Cáceres e Barra do Bugres.

Com a presença dos membros da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e Discriminação, do 1º grau, do Tribunal de Justiça, e dos representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MT), Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso e Ministério Público Estadual, os participantes debateram sobre a importância do combate à todas as formas de assédio e discriminação, assim como a necessidade de manutenção de um ambiente de trabalho saudável e harmônico na instituição.

Durante a conversa, os participantes do bate-papo também puderam entender que algumas medidas não configuram assédio ou discriminação, como a cobrança de metas, do cumprimento do horário de trabalho e a discordância natural de opiniões e ideias.

Segundo a membro da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio, da 1º instância, Elcy Furquim Rosa, que percorreu diversas comarcas durante a semana, a receptividade e participação nas Rodas de Conversas foi surpreendente e muito positiva. “Foi muito proveitosa a quantidade de servidores, magistrados e colaboradores que conseguimos atingir. Esse evento foi uma sementinha que começamos a plantar e que dará muitos frutos.”

A diretora do Foro de Tangará da Serra, Anna Paula Gomes de Freitas, ressaltou a necessidade de mudança sobre a cultura da tolerância da discriminação e do assédio, assim como o enfrentamento ao tema com seriedade, não apenas como cumprimento de metas dirigidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “A questão não é só combater e punir, precisamos prevenir, conscientizar as pessoas e essa é a oportunidade perfeita para isso. Com a contribuição de todos colaboradores do Judiciário, nessa temática tão importante, colheremos resultados que deixarão o nosso ambiente de trabalho ainda melhor.”

Para o presidente da OAB/MT, subseção Tangará da Serra, Jonas Coelho da Silva, a iniciativa do Judiciário de Mato Grosso é primordial e acaba por refletir não apenas no âmbito do trabalho, mas também na vida dos colaboradores e da sociedade. “A OAB se posiciona firmemente contra o assédio, uma vez que essas condutas já estão tipificadas no Código Penal e repercutem nos mais variados meios. Devemos então buscar a pacificação social, a Justiça, e esperamos que a evolução do tempo possa refletir também em evolução comportamental.”

A auxiliar judiciária, Marilete Bertollo dos Santos, está há 27 anos no Poder Judiciário e ressalta que a promoção do enfrentamento ao tema é uma reivindicação necessária e urgente. “A gente que está aqui há mais tempo sabe da importância do combate ao assédio para essa moçada e isso será de grande valia. Eu parabenizo a iniciativa e espero que os colaboradores tenham mesmo a coragem de fazer a notícia.”
 
Neste link você acessa o Guia de Combate ao Assédio Moral, Sexual e Virtual produzido pela gestão 2021/2022 
 
Neste link você acessa o Portal de combate ao assédio do TJMT
 
Neste link você pode noticiar o assédio ou discriminação
 
Veja outras fotos no Flickr do Poder Judiciário de Mato Grosso.
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: fotografia colorida registrando a roda de conversa, formada por magistrados e servidores no Fórum de Tangará da Serra.
 
Marco Cappelletti/Fotos: Alair Ribeiro
 
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br